Violência Doméstica. O drama que não se entende
Thursday, September 20, 2018.

Em Portugal, em 2018, no mês de Agosto, contam-se já 16 mortes de mulheres vítimas de violência doméstica que quase chega ao total do ano de 2017 que fechou com um total de vinte homícidios.

“Desde 2004, 491 mulheres foram assassinadas em contexto de intimidade.” revela a RTP numa notícia publicada em 14 de Agosto.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

A maioria dos femicídios acontece com utilização de arma branca e pela mão de maridos ou companheiro. Por vezes, por ex-maridos ou ex-companheiros e muitas vezes por motivos passionais.

A grande luta das autoridades, passa por aconselhar as vítimas para a denúncia já que grande parte dos casos acontecem depois de várias ameaças.

Apesar de as sutoridades terem um discurso no sentido de que a denúncia seja feita, a verdade é que são conhecidos muitos casos em que as mesmas autoridades não fazem o necessário para evitar o crime maior.

Ourivesaria Portugal – Londres

Muitas associações de apoio à vítima que existem um pouco por todo o lado, podem ser o suporte de apoio a quem está a ser vítima de violência doméstica. Em Londres, existem mesmo associações em Língua Portuguesa com projectos especialmente vocacionadas para a Violência Doméstica.

Outro detalhe que importa referir, é a Violência Doméstica exercida contra os homens que raramente é uma violência física e de mais difícil prova mas que acontece embora de forma mais suave já que não tem a mesma tendência para apresentar os mesmos valores de homícidio.

Saídas semanais para Portugal

Um drama que não conheçe fronteiras e que tem a sua pricipal “culpa” nas escolas que desde muito cedo deveriam abordar esta questão aque afinal, tantos alunos afeta. Em muitas casas onde a Violência Doméstica acontece, também existem crianças que mais tarde, através do exemplo recebido, se tornam também elas agresorres ou agradidos silenciosos.

É urgente que a imprensa se una na denúncia destes casos não apenas quando acontece o pior, mas sobre os valores das denúnicas. Por isso a denúncia é tão importante.

Se está a ser vítima de violência Doméstica em Portugal ou no Reino Unido, fale com o Palop News através do e:mail redacao@palopnews.com.

Notariado em Português em Londres

Nós saberemos falar consigo e recomendar-lhe as instituições que podem apoiar sem deixar em risco o seu anónimato.

É urgente acabar com estes números.

PN/Alcino G. Francisco

 

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *