Uma herança chamada Lita Gale
Thursday, July 9, 2020.

Chamava-se Lita Gale uma das mais influentes advogadas britânicas de nacionalidade portuguesa e são muitos os portugueses que recorreram aos seus serviços. Conhecida por ser uma trabalhadora incansável, Lita Gale era também uma das mais bem remuneradas advogadas com escritório em Kensington, uma das mais prestigiadas zonas de Londres. “Chegou a mandar-me mensagens a meio da noite” – diz um cliente ao Palop News a justificar a carga horária da advogada que se tornou também conhecida pela sua actividade “pro-bono”.

A sua paixão pelo desporto, levou a advogada a investir em Portugal desenvolvendo a actividade do Croquet numa propriedade especialmente construída para o efeito. Além desta propriedade que era gerida pela própria, este desporto acabaria por surgir em outros espaços tendo dado origem à Federação Portuguesa de Croquet presidida pela própria Lita Gale.

Em 2017, Lita Gale entra em confronto com a Federação Mundial da modalidade tendo vencido o confronto que opunha as federações de Portugal e Espanha e a Federação Mundial com sede em Inglaterra.

Já em 2019, Lita Gale foi diagnosticada com um problema de saúde que dois meses depois se viria a revelar fatal. Com o seu desaparecimento, desapareceu também a Federação Portuguesa de Croquet e o clube que era gerido pela própria no Algarve onde foi sepultada. Se o Croquet em Portugal ficou infinitamente mais pobre pela perda da sua fundadora em território nacional, o seu escritório em Londres encontrou soluções de continuidade.

Afro Português Restaurante em Barking

“Trabalhei com a Lita Gale durante muito tempo e desenvolvemos uma amizade muito intensa” – refere Margarida Domingos que aceitou herdar a actividade de Lita Gale após a sua morte embora com diferente filosofia.

A empresa deixou de se chamar Lita Gale Solicitors e passou a chamar-se Lita Gale Consultancy e manteve o seu escritório na mesma zona geográfica. “A nossa carteira de clientes está habituada a esta geografia razão pela qual nos mantemos na mesma área de influência” – diz Margarida Domingos que dá continuidade ao trabalho iniciado pela advogada.

A nova empresa foi criada com o mesmo nome em homenagem à amizade desenvolvida entre ambas e com o desejo expresso da advogada que escolheu deixar o seu legado a Margarida Domingos. “Somos uma empresa para-Legal e exercemos todo o tipo de actividades relacionadas com burocracias seja para o território Britânico ou em Portugal” – diz-nos a gestora da empresa.

Alimentação sem Glúten 100%

Muitas questões relacionadas com Portugal podem ser tratadas a partir de Londres sem necessidade de deslocação. “Temos advogados portugueses a trabalhar connosco e mesmo advogados ingleses a quem recorremos quando essa necessidade se justifica” – afirma.

Desde o seu início que a empresa tem vindo a registar um ritmo de crescimento que leva a gestora a equacionar a possibilidade de fazer crescer o quadro de Recursos Humanos a breve trecho. “Temos tido uma demanda que nos ocupa a tempo inteiro e que nos obriga a ter alguma criatividade para evitar que os nossos clientes tenham prazos de espera dilatados e vamos a Portugal em representação do cliente sempre que isso se justifica” – finaliza.

PN/Londres

2 fevereiro 2020

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *