Um riad com nome de pássaro
Sunday, December 9, 2018.

Tínhamos já uma ideia do que é um riad. Afinal, um dos nossos suportes em Marraquexe era mesmo um riad. O que não sabíamos, eram as curiosidades sobre esta actividade turística.

Os riads, são tendencialmente hotéis de charme com reduzido número de quartos e serviço de refeições. Detetamos riads com apenas quatro quartos.

No Riad Emberiza Sahara onde ficamos hospedados, o limite são seis quartos. O interessante, é que normalmente estes espaços, são construídos em torno de um pátio interior rodeado pelas paredes do edifício.

Riad Emberiza Sahari – Sala de jantar

Atravessando por Medina, dificilmente saberíamos onde encontrar o riad que não tem qualquer publicidade exterior. Uma entrada suspeita para a primeira impressão até que as portas se abrem e um mundo diferente acontece.

No centro do pátio uma piscina, numa das paredes um registo de queda de água, as pequenas tartarugas a passear em volta da piscina e as laranjas e laranjeiras a decorar a vista na hora da refeição. Tudo é silêncio e a queda de água a inspirar os sentidos.

Riad Emberiza Sahar

A construção que respeita a traça local desafiou a imaginação de uma advogada australiana na decoração do espaço de forma harmoniosa a combinar a cidade e a cultura do lugar com um mobiliário de estilo ocidental e uma posição no Tripadvisor no top ten das preferências.

Para se regressar à Medina, é preciso fazer o percurso inverso e fazer da porta de entrada a porta de saída. E mais uma vez um mundo de contradições entre aquilo que conhecemos no mundo ocidental e que encontramos dentro do Riad Emberiza Sahara e tudo o que os olhos abraçam depois de sair e mergulhar de novo no trânsito de viaturas e pessoas num espaço a lembrar as imagens de filmes bíblicos.

A gerir o espaço, uma advogada Australiana de nome Alexandra Richards que decidiu interromper a sua profissão pela paixão de um lugar onde o exótico é a constante.

Alexandra Richards, Administradora do Riad Emberiza Sahari

Na sua história pessoal e como empresária, a história irresistível de um projecto que demorou dois anos a construir e uma luta férrea para alguém que não falando a Língua teve que enfrentar todo o tipo de vicissitudes que acontece quando empreendemos uma ideia.

Do terraço, uma vista impressionante sobre a cidade onde toda a Medina fica ao alcance dos olhos e de onde podemos contar as diversas mesquitas espalhadas um pouco por todo o lado.

Quanto ao tratamento de que fomos alvo por parte do staff, deixamos o nosso obrigado pela magia que nos foi proporcionada em momentos que só podemos classificar de fantásticos.

Alcino G. Francisco

PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *