Outono Emocional
Thursday, November 15, 2018.

Convite à renovação da vida e ao crescimento pessoal
A queda de temperatura, o amarelar e o início da queda das folhas das árvores indicam a chegada do Outono.
Com a mudança da estação temos oportunidade de reflectir sobre transições, que tal como os ciclos das estações do ano são constantes na nossa vida.
A palavra Outono significa é «tempo de Ocaso» e por sua vez a palavra ocaso significa: por do sol, poente, decadência, declínio, ruína, fim, termo, morte. Esta estação associada com a queda das folhas, com um fim de um ciclo é também um momento em que a vida se renova e se prepara para um novo ciclo.
Esta é uma estação de transição entre estacões extrema, o Verão e o Inverno. Tem a função de nos preparar para o inverno, a perda das folhas das arvores, permite-lhes sobreviver á próxima estação, a mensagem que dos ciclos da natureza nos dão é que é preciso terminar ou deixar ir o que não funciona, para proteger o mais importante, a vida. 
O que inicialmente este processo pode ser visto ou sentido como uma perda, mas é na verdade um ganho: a arvore ganha mais tempo de vida e chega renovada as próximas estações.
Olhando metaforicamente para o nosso Outono emocional, este é um momento importante para reflectir e fazer um inventário do que não esta a funcionar na nossa vida, para que tal como as arvores deixemos cair as folhas emocionais ou relacionais que já não são necessárias. As palavras-chave do Outono são: reflexão, meditação e força interior. 
A um nível pessoal as perdas ou o finalizar de determinados capítulos na nossa vida também são oportunidades de crescimento, de começar novos ciclos. Estes novos ciclos podem ser relações, projectos pessoais, projectos de trabalho ou libertarmo-nos de certos preconceitos e ter novas formas de sentir e olhar vida.
O Outono é também uma estação das colheitas, o que significa que é uma estação de maturidade, ou seja, é tempo de perdas e de ganhos, faz um convite á renovação da vida e ao crescimento pessoal.
 
Nesta fase gostava de inspirar as pessoas a fazer um exercício de reflexão, por exemplo faça 2 listas:
 
Lista 1: Gostava que inicialmente fizesse uma lista em que escreve os seus sonhos e aspirações na sua vida. Este exercício ajuda-o a imaginar o quer no novo ciclo na sua vida
 
Lista 2: Vamos reflectir o que o neste momento na sua vida não esta a funcionar. Vou fazer um inventario á minhas relações com os outros e comigo.
 
O que estou preparado para terminar na minha vida, que estruturas ainda estavam activos que não me permitem avançar?
É importante reflectir quais são os seus medos ou duvidas que o estão a impedir de atingir os seus ideais a serem realizados. Pense que padrões emocionais ou relacionais que pode estar a repetir na sua vida. Quais comportamentos repetitivos que o afastam do seu potencial criativo ou o mantêm em certos padrões relacionais. 
Talvez este seja o momento de fazer um compromisso consigo e de largar/ ou mudar o que não lhe serve mais para caminhar em direcção ás próximas estações de crescimento. Lembre-se que todos os processos de mudança levam o seu tempo, e tal como nos ciclos da natureza as nossas estações internas também têm o seu tempo, de crescimento, maturação e colheita. Tudo a seu tempo. 
O Outono emocional é um momento de mudança de perspectiva e renovação, para dar continuidade a um ciclo de crescimento pessoal. Aproveite!
 
Se tem algum tópico ou questão que gostaria que eu explorasse ou respondesse nas minhas crónicas, por favor envie-me um email com o seu tema ou pergunta para marta_pires@yahoo.com
 
Crónica por: Marta M Pires
Psicóloga Clínica

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *