Mês Amigo arranca a 7 de Setembro em Londres
Thursday, November 15, 2018.

Próximo dia 7 de Setembro, tem início a 8ª edição do Mês Amigo em Londres. O evento que reune os falantes de Português e Espanhol em Londres, defende a celebração da herança cultural de povos de vários países que não necessitam de tradutor para se entenderem e ao mesmo tempo, a história comum desde os tempos do colonianismo até aos dias de hoje.

Exceptuando a Comunidade Commonwealth, os que falam Português e Espanhol são a maior minoria étnica na capital britânica. Na edição de 2017, foram reunidos eventos de 35 comunidades de diferentes nacionalidades.
A Organização do Mês Amigo, serve assum de “chapéu” aos eventos de diversas comunidades residentes em Londres.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

Os falantes de Português e Espanhol ao redor do Mundo, formam a maior minoria etno-linguística em todo o Mundo e da comemoração desse facto, as celebrações conjuntas nos Estados Unidos da América e no Canadá e agora no Reino Unido, onde grandes comunidades destas duas línguas se unem para celebrar a sua cultura.

O nome Mês Amgo, deve-se ao facto de a palavra “Amigo” ser comum ás duas línguas e ao mesmo tempo uma palavra que a generalidade da população mundial conhece e sabe interpretar.

Se gundo Isaac Bígio, mentor do projecto do Mês Amigo, “Aqui é chamado de «Mês do Amigo» para unir todos aqueles que se designam como “amigos”, a palavra mais popular comum em espanhol e português. Nós início na data em que mais de 90% das pessoas que falam Português celebrado como o Dia Nacional e terminou em 12 de Outubro, Dia Internacional dos 600 milhões de falantes de espanhol e povos ameríndios e espanhóis-Africano” – escreve.

Compre online

No início de Agosto, houve uma breve cerimônia concerto para o pré-lançamento do Grupo Niche e prêmios Lukas (em que o prêmio de melhor vocalista foi designado para Angelica Lopez, a cantora que inaugurou o Mês Amigo em 2017, onde, depois de um discurso por Jeremy Corbyn e sua esposa mexicana Laura Alvarez, ele abriu caminho para a leitura feita por Luz Aguirre da proclamação do Presidente do Mês amigo, sua Excelência Ivan Martinez, decano de todos os embaixadores latino-americanos em Londres.

Em 2018 o Mês Amigo voltará a ser inaugurado com uma cerimônia especial e serão muitas as atividades que estarão relacionadas e relatadas incluindo dois festivais: o clássico latino e ibérico Echoes música e espírito nativo para celebrar os povos indígenas.

Para o dia 15 de setembro, a Casa do Chile celebra seu feriado nacional com as bandeiras do Mês Amigo, enquanto naquele dia deve haver pelo menos uma dúzia de recepções e festas pela independência do México e da América Central.

Cabeleireiro NW10

A Confederação Sindical Britânica (TUC), juntamente com os seus homólogos de Portugal (CGTP) e Espanha (Comisiones Obreras), farão também parte de uma reunião especial do Mês Amigo na Casa do Congresso em 5 de outubro. espera-se que o Grupo Cultural marque a sua presença com o folclore da Madeira.

Portugal, terá ainda a correr o Festival da Francesinha “Eat It” que vai envolver diversos restaurantes portugueses numa organização do Palop News atraés do seu Canal Eventos entre os dias 5 de Setembro e 14 de Outubro.

Todas as instâncias de nossa comunidade devem promover suas próprias atividades sendo o mês do amigo o guarda-chuva que nos une e nos capacita mutuamente.

PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *