Jurado o melhor pastel de nata no Reino Unido
Friday, December 14, 2018.

O Pastel de Nata da ‘delicatessen’ A Portuguese Love Affair foi eleito o Best Nata in the UK 2018 no sábado 29 de setembro. O júri composto pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, a escritora Rebecca Seal, os chefs Leandro Carreira e David Gomes e o membro do público Alex Bermudez.
A prova ocorreu no âmbito do Nata Festival, que incluiu música ao vivo, bares com vinho e cocktails, café, restaurantes de rua e venda de peças de design.
A competição quis aproveitar a popularidade que o pastel de nata, conhecido por Portuguese custard tart, tem no Reino Unido para atrair a atenção do eclético público londrino para a gastronomia, cultura e turismo portugueses.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

Os bilhetes de entrada esgotaram vários dias antes da data, mobilizando pessoas de partes do país como Liverpool ou Nottingham, a várias centenas de quilómetros de Londres.
O pastel de nata de A Portuguese Love Affair é feito com primor por Diana Neto, que já tinha trabalhado na Taberna do Mercado de Nuno Mendes. A Portuguese Love Affair, de Dina Martins e Olga Cruchinho, começou por ser uma loja de produtos portugueses, mas depois evoluiu para uma mercearia com serviço de café e comida. No segundo lugar ficou Tuga Pastries, de José Cardoso, que é titular de três distinções no Reino Unido do Great Taste Awards. Na terceira posição, Nata & Co., a padaria portuguesa que já tem cinco espaços em Cardiff, a capital do País de Gales.

Cabeleireiro NW10

Ao todo, compareceram na competição de 2018 seis concorrentes, alguns dos quais viajaram mais de 400 quilómetros até Londres para participar. Foi o caso de Maria João Smith, uma antiga assistente social que faz e vende pastéis de Nata em Norfolk, no Este de Inglaterra. A Galeta foi o participante na competição que tem maior dimensão e produção, fornecendo muitas lojas, cafés e mercados da capital britânica e arredores. Por fim, a participação mais invulgar foi a da Keto Cakes, que faz um pastel de nata com poucas calorias e pouco açúcar. São tão saudáveis que Claudia Longhurst deixa os filhos comerem pelo menos dois por dia, tal como o marido, que mesmo assim perdeu peso.

Mercearia online
Restaurante

“Independentemente dos troféus, este Nata Festival foi uma vitória para a promoção de um doce que nasceu em Portugal, mas que hoje é quase património mundial. O entusiasmo com que o público londrino e não só aderiu a este primeiro Nata Festival é uma indicação da popularidade do pastel de nata, mas também de Portugal. O sucesso desta edição poderá abrir caminho a outras edições e, acima de tudo, à elevação da qualidade e do consumo do pastel de nata”, disseram os organizadores.
PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *