Já podem largar os fogos
Friday, September 21, 2018.

A comunidade de Língua Portuguesa tem motivos para estar orgulhosa. A jornalista, escritora, historiadora e antiga professora de inglês, acaba de tomar posse como “Portuguese-Speaking Communities Champion”.
Quer isto dizer que a comunidade Lusa tem agora em Lambeth (A maior concentração lusofona no Reino Unido) um elemento que pugna pelos seus interesses e que tem como missão levar ao “miolo” do município (poder político incluido), as ambições de quem fala português neste distrito. De resto, trata-se da primeira personagem de língua portuguesa a ocupar este cargo nos 40 anos de imigração que a lusofonia tem no Reino Unido.
Estão de parabéns a empossada Adelina Pereira e todos aqueles que ao longo dos ultimos dois anos trabalharam voluntáriamente para que este cargo pudesse acontecer. Podem agora calar-se as “bocas de lavagem” que aplidaram este grupo de traidores e de incompetentes. O deputado português Paulo Pisco (eleito pela imigração), tem razões para festejar a vitória alcançada que é apenas uma das muitas que podem agora rasgar caminho na política e na sociedade de Lambeth e por consequência desta em toda a Londres e no Reino Unido.
Um pequeno grupo de portugueses recentemente imigrados no Reino Unido, mostram um trabalho que 40 anos não foi capaz de produzir. Trata-se de um facto e contra factos….
Recorde-se que Adelina Pereira, integra a direção do PCC (Centro Comunitário de Apoio à Comunidade Lusófona) conhecido como Centro Comunitário Português e que entretanto mudou de nome para abranger toda a comunidade lusa. No entanto, não se fica por aqui a capacidade de intervenção de Adelina Pereira que colabora regularmente com Adiaspora.com  http://www.adiaspora.com/  e que colaborou com o jornal PaLOP News e a Revista Ponte http://www.revistaponte.com/, ambos publicados em Londres.
Natural da África do Sul e filha de ilhéus portugueses, Adelina Pereira aprendeu português aos 20 anos e foi em português que recentemente publicou o seu mais recente livro “O homem que outrora dormira com as sereias”  http://www.palopnews.com/index.php/cultura/livros/210-o-homem-que-outrora-dormira-com-as-sereias-. Viveu em Bragança e no Porto (Norte de Portugal), passou pelo Canadá onde esteve 5 anos e que visita regularmente e veio para Londres onde reside também há 5 anos.
Dona de uma sagacidade “felina”, Adelina Pereira não teme o exercício de pensar. Possuidora de uma personalidade muitas vezes controversa, Adelina Pereira especializou-se a perseguir objectivos e o seu amor à Língua Portuguesa fez dela uma “pena de ouro” da diáspora que além de escrever, publica o que escreve.
Co-fundadora do Labour Friends of Portugal http://www.labourfriendsofportugal.com/, Adelina Pereira foi a autora da ideia de colocar uma estátua de Catarina de Bragança em Londres que o Município de Lambeth acaba de anunciar como provavel no Little Portugal (Wilcox Road)  http://www.palopnews.com/index.php/noticias-gerais/99-noticias-gerais/277-lambeth-comemora-a-qrainha-do-chaq.
O pequeno grupo de portugueses que tem acompanhado e apoiado o percurso de Adelina Pereira ao longo dos ultimos dois anos, remete-se porém ao silêncio de quem mostra trabalho feito e de quem pensa que o importante não é o que está feito mas aquilo que falta fazer. Sem alaridos, sem dar nota daquilo que fazem, este pequeno grupo prefere dizer que fez e não que vai fazer apresentando os resultados depois de prontos em lugar de promessas vazias que nada têm dado à Comunidade além de falsas expectativas.
O trabalho apresentado por esta equipa que integra Adelina Pereira, cilindra os comentários jocosos e doentios das esquinas de café e de “internet vadia” e Steve Reed, mostra cumprir as suas promessas.
O recado que fica áqueles que nada fazem, é apenas um. Calem-se.

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *