Oficial. Somos a maior minoria étnica da “Central London”
Tuesday, September 25, 2018.

De acordo com dados oficiais, os falantes do castelhano e português são, de longe, o maior grupo linguístico do centro de Londres, depois dos anglo-falantes.
O último censo oficial britânico, realizado em 2011, demonstrou claramente que o principal grupo linguístico do centro de Londres é o ibérico, composto por línguas mutuamente inteligíveis do castelhano e do português. Ambas as línguas compartilham a mesma origem (no oeste e centro ibérico), a mesma gramática e a grande maioria de suas palavras.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

O português nasceu na Galícia (noroeste da Espanha), enquanto Portugal e Brasil estão cercados e influenciados pela língua e a cultura espanhola. Ambos têm a mesma origem na Península Ibérica (que anteriormente era chamada de Hispania).
O interior de Londres compreende todos os 14 distritos centrais da capital, mesmo antes da incorporação de bairros periféricos formados em torno da cidade de Londres (*).
De acordo com os dados oficiais, no interior de Londres residem 3.090.455 habitantes, destes, 74,8% têm o inglês como língua principal, enquanto um quarto dos londrinos fala outros idiomas.

Cabeleireiro NW10

No Reino Unido é classificado como uma mesma língua o chinês e o árabe, embora ambos tenham variações regionais tão diferentes que seus falantes se entendem menos que os falantes luso-hispânicos.
Categorizando os idiomas de acordo com grupos que se entendem linguisticamente entre si, podemos dizer que há grupos como o escandinavo, composto pelos idiomas sueco, norueguês, dinamarquês ou hindi-urdu que, por razões políticas, são classificados como idiomas separados, cujos falantes podem se comunicar entre si, como ocorre com aqueles que falam o espanhol e o português.
É normal ver em Londres quem fala português e escuta em castelhano (e vice-versa), pois ambas as línguas têm ainda menos discrepâncias entre si do que o inglês possui com vários idiomas (como os da Jamaica, das várias regiões do Caribe, Nova Guiné, etc.) ou francês (como no Haiti ou Índias Ocidentais).
De acordo com o último senso, estes são os 11 principais grupos linguísticos de Londres:

Saídas semanais para Portugal

1 – Grupo linguístico ibero-americano (3%; sendo: 1,6% de hispânicos e 1,4% de luso falantes).
2 – Grupo linguístico bengali (2,8%; incluindo sylheti e chatgaya).
3 – Francês (1,8%).
4 – Polonês (1,7%).
5 – Gujarati (1,3%).
6 – Turco (1,2%).
7 – Grupo linguístico árabe (1,1%).
8- Grupo lingüístico italiano (1,1%).
9 – Grupo linguístico hindi-urdu (1%).
10 – Chinês (0,9%)
11 – Grupo linguístico alemão (0,7%; sendo: 0,6% de alemães e 0,1% de iídiches).
Vale ressaltar que no censo foi perguntado às pessoas qual a sua língua principal, ao que grande parte da comunidade assinalou falar o inglês todos os dias, sendo que a maioria dos grupos étnicos de Londres que não usa o inglês como língua principal está, geralmente entre o quarto e quinto grupo étnico.
Portanto, a comunidade ibero-americana (isto é, formada pelos descendentes dos ibéricos e latino-americanos) poderia facilmente atingir entre 10% a 15% no interior de Londres.

Compre online

Buscando alcançar o reconhecimento da nossa minoria, que é a maior categoria linguística étnica do interior de Londres, se requer a introdução em todos os formulários da categoria “latino/ibero-americano”. Somente assim, cada um poderá especificar a sua respectiva área de origem: América Latina, Brasil, Espanha, Portugal e países africanos de língua portuguesa.
Para reivindicar a herança e as contribuições da nossa comunidade é que ela promove o MÊS AMIGO, que visa honrar a herança e a cultura dos latino-americanos.
(*) Os 14 distritos do interior de Londres são: Camden, City of London, Hackney, Hammersmith e Fulham, Haringey, Islington, Kensington e Chelsea, Lambeth, Lewisham, Newham, Southwark, Tower Hamlets, Wandsworth e Westminster.
IB

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *