Mês Amigo – Londres 2018
Wednesday, December 12, 2018.

Em 2018, pelo sétimo ano consecutivo, o Mês Amigo tem início em 7 de Setembro e termina a 12 de Outubro.
Ivan Romero-Martinez, Embaixador das Honduras no Reino Unido e décano da diplomacia em Londres, é um dos maiores entusiastas do Mês Amigo idealizado pelo peruano Isaac Bígio. Ao longo de seis semanas, será celebrada a cultura de duas línguas em tudo semelhantes. Português e Espanhol, a maior comunidade do Reino Unido sem necessidade de tradução para se comunicarem se excluirmos a Commonwealth. “Celebramos os cerca de 250 milhões de pessoas que falam Português ao redor do Mundo e 500 milhões que falam Espanhol” – refere Isaac Bigio.

Ivan Romero Martinez, Embaixador das Honduras em Londres

Os países envolvidos, são Portugal, Brasil, Espanha, 4 das 5 repúblicas africanas de Língua Portuguesa (Guine-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moçambique) além dos seguintes países de Língua Espanhola México, Guatemala, Belice, Honduras, El Salvador, Nicaragua, Costa Rica, Cuba, Puerto Rico, Colombia (que inclui a Colombia, Venezuela, Guyana, Panamá e Ecuador), Ecuador, Perú, Bolívia, Chile, Gibraltar, Catalunha, as duas repúblicas hispano-africanas (Sahara Occidental e Guiné Ecuatorial) e , Uruguay, Paraguay, Argentina, Chile, Perú e Bolivia.

Ao longo deste evento, vários outros eventos satélites estão associados, seja pelo cinema, pela gastronomia, teatro, música, literatura ou outro ambiente cultural que possa celebrar a herança destas duas línguas irmãs.

Serão seis semanas em que Londres vai ficar a conhecer melhor a cultura destas duas línguas que cresceram juntas e que dispensam tradução para que se entendam. Será, ao mesmo tempo, uma oportunidade para que os falantes de Português e Espanhol se possam conhecer melhor a si mesmos.

Isaac Bigio, mentor do Mês Amigo

Importa recordar que foi através desta iniciativa que foi decidido pelo Mayor de Londres incluir a Língua Portuguesa nas novas máquinas de bilhetes dos Transportes de Londres. Vários diplomatas têm vindo a prestar apoio a este evento e são cada vez mais os embaixadores que aplaudem o trabalho de Isaac Bígio e da sua equipa que ano após ano, têm vindo a tornar possível a celebração de uma cultura que une dois povos (em termos linguísticos) e três continentes no Mundo.

Notariado em Português em Londres

Antes do início do Mês Amigo, a Organização compromete-se a tornar público o calendário de eventos a que o Palop News não estará alheio.

Oiça abaixo a mensagem de Ivan Romero, Embaixador das Honduras para o Reino Unido.

PN

 

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *