Brexit trouxe deputado Paulo Pisco a Londres
Friday, September 20, 2019.

O deputado do Partido Socialista pelo Círculo da Emigração da Europa deslocou-se a Londres para uma visita de três dias no sentido de se inteirrar junto da Comunidade Portuguesa sobre as sensibilidades em relação ao Brexit.

Saídas semanais para Portugal

Na sua deslocação, Paulo Pisco visitou algumas empresas detidas por portugueses para aferir das preocupações comerciais no ambiente do Brexit. “Os empresários estão naturalmente preocupados com a indefinição política e atentos ás necessidades de adaptação a eventuais alterações sobretudo nas questões aduaneiras. A questão cambial, o reforço de stoks e os normais custos de armazenamento associados a transportes e prazos de validade bem como as taxas aduaneiras estão no centro das preocupações ” – diz o deputado.

Para além dos empresários, Paulo Pisco reuniu ainda com a associação PARSUK e o Movimento Migrantes Unidos no sentido auscultar a sensibilidade popular em relação ao que está a acontecer na vida dos portugueses a residir no Reino Unido. Paulo Costa afirmou que os portugueses e a população em geral “estão saturados do ambiente de incerteza em relação ao Brexit” pelo que seja qual for a solução encontrada torna-se necessário que se acabe com a angústia da incerteza.

West Norwood – Londres

Sobre o Consulado de Portugal em Londres, o deputado escutou comentários positivos sobre o novo serviço telefónico para informações e marcações de atos consulares e informou que está previsto a contratação de mais quatro pessoas elevando para oito o número de funcionários consulares no posto de Londres.

No encontro que manteve em Waterloo, Paulo Pisco reuniu com diferentes gerações migratórias portuguesas tendo notado que independentemente do tempo que as pessoas residem no Reino Unido partilham as mesmas preocupações no que se refere ao Brexit.

Paulo Pisco deu indícios de acreditar na impossibilidade de haver uma saída do Reino Unido sem um acordo. “Seria desastroso para o Reino Unido e para a União Europeia” – destacou o deputado.

Caixa Geral Depósitos

No último dia da sua visita, o deputado teve ainda um encontro com Jack Hopkins, Presidente do Município de Lambeth a Sul de Londres onde reside a maior concentração de portugueses na capital britânica.

Confrontado com a questão do voto electrónico, Paulo Pisco adiantou que é “favorável ao voto através das tecnologias mas que isso levanta um problema de segurança que ainda não assegurado quando se trata da questão da soberania nacional” – frisou.

PN/Londres

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *