Imprensa em Português no Reino Unido
Sunday, December 9, 2018.

Estamos em 2018. Recuando apenas dez anos no tempo, a Comunidade de Língua Portuguesa tinha ao seu serviço quase uma dezena de publicações em papel. A recordar a revista Vida Nova, As Notícias, Palop News, Hora H, por Portugal, e Brazilian News (que entretanto mudou de nome), Brazilian Post, Leros, Brasil na mão entre outras pela comunidade brasileira.

Advogada Britânica

Hoje, a generalidade dos títulos desapareceu para dar lugar a um conjunto de publicações online e o milagre da internet ajustou a mídia à sua comunidade. Com o tempo, outros canais surgiram como é caso da UK no Ar com a rúbrica Portuguesa interpretada por Olga Gondim no programa “Tás a ver”.

Ao contrário do regime de camaradagem que caracteriza os meios de imprensa que concorrem entre si num clima de “colegas”, no Reino Unido, assiste-se com frequência a uma concorrência pouco saudável entre as publicações de imprensa que gravita em torno das comunidades.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

No Palop News, entendemos que uma comunidade informada tem mais valor e por isso insistimos numa linha editorial dividida em três grandes espaços. Informação útil, investigação e cultura embora por vezes se destaquem matérias na área do desporto quando estas se mostrem de grande relevância e interesse para quem está a residir fora de Portugal.

Com o tempo, também se tem assistido a uma cada vez maior chegada de migrantes com capacidades culturais, empresariais e até mesmo académicas que estão a mudar o panorama da malha empresarial em Português no Reino Unido. Também a cultura, mostra cada vez mais referências a penetrar o mercado britânico, seja pela música ou pelos performers que actuam nos grandes palco de Londres.

Cabeleireiro NW10

Se dez anos atrás se contavam apenas quatro restaurantes portugueses na área central de Londres, hoje são já mais de uma dúzias as referências gastronómicas na zona fulcral da cidade e vários os restaurantes brasileiros na mesma zona dispersando a gastronomia de Língua Portuguesa um pouco por toda a capital britânica.

Ao mesmo tempo, assiste-se agora também a uma diversificação empresarial que abando os limites da distribuição, da restauração e da beleza para se alargar para outras actividades, sejam elas no serviço, no comércio e até mesmo na indústria.

Esta comunidade que envolve oito comunidades de oito diferentes nacionalidades que falam Português, não apenas cresce como também se diversifica seja nas suas actividades, seja nas zonas geográficas aonde se instalam.

Mercearia online
Restaurante

Esta nova vitalidade e a nova forma de interpretar a comunicação, veio trazer para os meios uma comunitários uma necessidade de se adaptarem, de se reinventarem para continuar a promover as empresas de Língua Portuguesa não apenas no meio da comunidade que fala Português mas para toda a Comunidade que vive na capital britânica.

Urge pois que os meios se adaptem também ás novas realidades e que colaborem mutuamente procurando as áreas de interesse comum em benefício de uma melhor informação para dentro da Comunidade que fala Português e ao mesmo tempo, transportando para a Comunidade em geral da metrópole londrina, informação sobre esta mesma Comunidade que reside no país de acolhimento.

Pela parte do Palop News, a imprensa deve também ela assumir um comportamento de união familiar como exemplo para toda a comunidade.

https://www.facebook.com/uknoar/videos/257737531533008/UzpfSTEwMDAwMjk2OTkyOTAyNToxNzIxMjU3NDg0NjQ5ODk5/

Esta será a permuta que pode arriscar levar também os meios portugueses ás empresas de todo o território inglês que vêm o milhão de falantes de português no Reino Unido como um mercado a ser considerado.

PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *