Dia de Portugal 2018 no Reino Unido. O morto ainda mexe
Friday, December 14, 2018.

A escassos dias do dia 10 de Junho, reuniram-se na Embaixada de Portugal algumas personalidades da Comunidade Portuguesa em Londres para debater a organização do Dia de Portugal. Escassos dias para levantar um evento que tem um orçamento superior a 100 mil libras e cujo modelo se encontra falido e esgotado. Por essa razão, a Comunidade Portuguesa empenhou-se em não deixar cair a comemoração e aquele que era o maior evento português no Reino unido e que apareceu este ano fragmentado em doze eventos.

O maior evento de Língua Portuguesa no Reino Unido, um dos maiores da Europa e do Mundo com mais de 40 anos de existência, debatido na boa moda portuguesa em cima do joelho como se fosse só abrir para acontecer.

Balanças e máquinas registadoras

Pior que isso, a diplomacia portuguesa em Londres entendeu convidar os rostos do costume, as pessoas habituais de um modelo sem capacidade para produzir inovação. Ausentes do prestígio e da capacidade de terem ideias, a diplomacia não falhou apenas nos nomes dos convidados como também falhou na data para o convite que deveria ter acontecido em época de destino de um evento recorrente. Uma atrás da outra, o Dia de Portugal agoniza na falta de uma solução que se reinvente e no insulto de quem possa ser capaz de pensar diferente.

Saídas semanais para Portugal

Fraccionado em doze eventos menores em 2018, o Dia de Portugal em Londres não estará perdido para sempre na espera de um projecto que faça de novo parir um acontecimento que una os portugueses, que prestigie Portugal e que seja executado todos os anos de forma memorável.

Agora que Junho passou, seria a hora de reunir para construir o Dia de Portugal 2019. Com os mesmos nomes, os mesmos rostos misturados com novas referências. Novas ideias e a experiência anterior, serão os ingredientes para um evento que não pode ser deixado na mão da eutanásia.

Manuel Gomes

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *