Desfile de estrelas em português em Londres
Friday, September 21, 2018.

Desfilaram na Embaixada de Portugal em Londres, os alunos da Coordenação do Ensino do Português que se destacaram ao longo do ano letivo que agora termina.
Os prémios BES (Banco Espírito Santo) e BES/Paula Rego, foram entregues a todas as crianças e jovens que se destacaram e mereceram a atenção da classe do professorado a exercer no Reino Unido e Ilhas do Canal.
João de Vallera, Embaixador de Portugal, destacou o facto de a Língua Portuguesa “ter sido nomeada pelas autoridades inglesas como uma das dez mais importantes línguas do futuro” e aproveitou a oportunidade para apresentar aos alunos vencedores, pais e convidados a sala da Residência da Embaixador onde estão afixados um quadro da Rainha Santa Isabel e da pintora portuguesa residente em Londres, Paula Rego.
Para António Ramos, responsável do Banco BES no Reino Unido, “este evento reveste-se de uma grande importância já que para além do registo que irá permanecer na memória de todas as crianças e jovens, é também um meio de o banco se manter próximo da Comunidade e participar na promoção da nossa língua e cultura junto dos jovens, muitos deles já nascidos no Reino Unido.
Para este ano de 2014, o banco BES instituiu mais dois prémios que não aconteceram em edições anteriores, referentes à qualidade de escrita de duas alunas que viram premiadas a excelência dos seus trabalhos através da receção do prémio pela mão das escritoras portuguesas Clara Macedo Cabral e Isabel Mateus, também a residir no Reino Unido.
Regina Duarte, Coordenadora nomeada pelo Instituto Camões, referiu ao Palop News que “este ano houve mais alunos a participar e os trabalhos apresentados têm também maiores indices de qualidade”.
Num universo de milhares de alunos da Coordenação do Ensino do Português no Reino Unido, “é natural que haja trabalhos de muita qualidade que ficam de fora uma vez que não podemos premiar todos mas, os alunos vencedores estão impedidos de participar no ano seguinte pelo que os alunos que não ganharam este ano, estão habilitados ao próximo lote de prémios” – diz Regina Duarte.
Os trabalhos premiados são escrutinados pelo quadro de professores em primeira mão e depois filtrados pela Coordenação que decide os vencedores.
Para Regina Duarte, os pais são alvo de uma onda de orgulho pelos seus filhos serem reconhecidos como os melhores entre os seus pares e também, pelo fato de serem recebidos pelo Senhor Embaixador em dia de festa.
Os trabalhos são recrutados em todo o Reino Unido e Ilhas do Canal, sendo que a exemplo de edições anteriores, a Ilha de Jersey registou um conjunto de prémios para alunos que devido à distância, não puderam estar presentes.
PN
Foto: Todos os anos, o Palop News publica este evento com a foto dos alunos vencedores. Este ano, decidimos homenagear os professores através da publicação da fotografia com Regina Duarte e o Embaixador de Portugal no Reino Unido.

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *