Mês Amigo encerra e regista sucesso
Friday, November 16, 2018.

O segundo fim de semana de outubro culminou com o encerramento do Mes Amigo. O “Mês Amigo” é um período de 5 semanas onde se celebram a cultura, contribuições e herança de cerca de 5 milhões de falantes do ensino primário e secundário de espanhol e português no Reino Unido. Num período de 35 dias, todos os cerca de 35 países de língua ibérica têm pelo menos uma data nacional para comemorar.

Importador e distribuidor de produtos portugueses

No sábado, 13, a grande gala foi realizada para dar prêmios do Guia Londres, onde centenas de pessoas com trajes muito elegantes encheu o quarto recinto com mais capacidade de comunidade latino-americana no Reino Unido (o Internacional Catedral West Norwood). Ali, banners e imagens do Mês amigo podiam ser vistos nas telas e nos cantos. O discurso final foi feito em Português com um resumo do Mês Amigo e mensagem de vídeo amigo do Mayor de Londres Sadiq Khan. Este vídeo já ultrapassou mais de 20 mil reproduções tendo-se tornado a mais vista de todas as dezenas na página oficial do Facebook do Mayor de Londres.

Cabeleireiro NW10

Domingo, 14 é o maior culto espanhol que tem periodicidade anual em Londres (Mass das Américas organizadas por Carlos e Gerardo Agostinianos de capelania latino-americano) foi tão grande que a Catedral de São Jorge e, em seguida, o Amigo Hall foi pequeno para todos os presentes. Em todos os lugares havia cartazes e posters do Mês Amigo e na festa final, onde havia muitos grupos da Bolívia, Colômbia e América Latina, Mary Valverde, do Eaton College, terminou oficialmente o Mês do Amigo.

Este ano, diferentes organizações comunitárias realizaram durante o seu mês mais de cem festas, 6 festivais de cinema, música e comida (como a da Francesinha) e numerosos outros eventos. Cerca de 13 missões diplomáticas organizaram recepções especiais.

Advogada Britânica

O Comitê Organizador do Amigo do Mês realizou 3 recepções a cada 2 sextas-feiras para manter as comemorações vivas. Uma delas foi no banco real Drummonds em 7 de setembro para lançar o mês do Amigo com cerca de 20 embaixadas. Segudamente veio a cerimónia especial em 21 de setembro no município de Londres (Town Hall). Finalmente, houve um foco em sindicatos no Congresso House, 05 de outubro, onde pela primeira vez na história vieram diretores das centrais sindicaios de Inglaterra, Espanha e Portugal para celebrar o Mês Amigo e empreender uma campanha conjunta pelos direitos as centenas de milhares de trabalhadores que falam Português e Espanhol no Reino Unido.

Os festivais Native Spirit, de filmes indígenas, e Echoes, da música clássica ibérica e latina, ainda continuam.

Compre online

Em breve nova informação sobre o Mês Amigo 2018 será publicada enquanto que a Organização, pensa já na nona edição para 2019.

Isaac Bígio, termina a sua mensagem com “Um grande reconhecimento a todos os ativistas, artistas, líderes comunitários, embaixadores e entidades de nossas comunidades que fizeram todo o possível para que o Mês Amigo continue progredindo cada ano mais e mais”.

PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *