Cidadania para brasileiros no Reino Unido
Thursday, September 20, 2018.

A Comunidade Brasileira residente no Reino Unido, com especial destaque para Londres, tem agora mais um instrumento de união e desenvolvimento.
Jackson Correa, membro da Comissão de Comunicação do Conselho Participativo de Cidadania, refere que este Conselho é “uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas a favor da comunidade brasileira residente no Reino Unido.  O trabalho realizado é voluntário e é apartidário, onde todos podem ser membros, juntar experiências e direcionar forças para melhorar as condições em vários aspectos da comunidade” – refere em comunicado.
Os trabalhos iniciaram-se “em maio de 2013, no Consulado Geral do Brasil em Londres e a estrutura do Conselho conta com comissões temáticas, institucionais e plenárias” – revela.
As institucionais são responsáveis pelo apoio operacional  como divulgação, organização e servem de suporte também para as temáticas quando solicitado.
As comissões temáticas têm como objetivo a apresentação, estudo e o trabalho de informações da sua área específica. Ou seja, “a comunidade faz o levantamento de algum ponto de carência, analisa e trabalha o assunto nas reuniões, que são abertas ao público, traçando um plano de ação onde será apresentado na reunião geral” – informa.
“A Comissão Plenária é a reunião de todo o conselho e serve para a deliberação das pautas  trabalhadas pelas comissões temáticas”.
No arranque dos trabalhos, este Conselho conta já com uma variedade de comissões temáticas. “Existem atualmente  temáticas com assuntos variados: cidadania, direitos humanos, mulher, trabalho, educação, arte e cultura… A qualquer momento o estatuto permite a criação de uma nova comissão temática, apenas é preciso de 3 pessoas, tornando o fluxo de assuntos dinâmico” – afirma a deixar antever uma abertura para a participação de mais brasileiros nesta dinâmica.
“O Conselho Participativo de Cidadania também participa do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) – canal de comunicação institucional entre as comunidades brasileiras no exterior e o Governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Marta Fernandes será a primeira porta-voz do Conselho no CRBE, levando as pautas das comissões temáticas e da comissão plenária” criando assim o vínculo para oficializar o trabalho desenvolvido pela Comunidade Brasileira no Reino Unido.
“O resultado final dessa estrutura é um ambiente democrático, participativo e eficaz onde a comunidade brasileira tem a oportunidade de reivindicar e apresentar propostas. Também, o trabalho feito pela divulgacão, coleta de dados e com a política de inclusão do conselho, está a alcançar  todos os tipos de brasileiros, retratando e entendendo a comunidade de uma maneira jamais vista” finaliza Correa.
PN

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *