Carta à Comunidade de Língua Portuguesa no Reino Unido
Saturday, March 28, 2020.

Imprensa em Português no Reino Unido dá as mãos e pretende ser exemplo.

São várias as profissões que vão continuar activas apesar da crise que vivemos. Pessoal médico, forças de segurança, técnicos de telecomunicações, pessoal afecto aos transportes, forças armadas e de segurança, professores e educadores (devido ao facto de os filhos de todos estes trabalhadores continuarem a trabalhar), serviços públicos e claro está, JORNALISTAS.

A classe de jornalistas está a viver um período que nunca tinha experimentado. Os últimos jornalistas a trabalhar em condições semelhantes datam da ll Grande Guerra e estarão todos falecidos ou reformados.

Se para a maioria das profissões o Orçamento de Estado assegura o salário, nos grandes meios da imprensa, existem ferramentas financeiras que permitem assegurar os mínimos de sobrevivência. Ninguém acredita que por exemplo a BBC não pague os salários aos seus jornalistas.

Mas o que dizer dos jornalistas que trabalham para os meios comunitários?

No Palop News como noutros jornais comunitários, recebemos pedidos de informação de empresários que precisam de ajuda e pessoas que não sabem como pagar a renda. Incapazes de não fazer jornalismo, procuramos especialistas a quem levantamos as perguntas para poder responder às pessoas que nos contactam. Como jornalistas, fazemos parte do lote de profissões que não podem parar. por dever cívico e por dever deontológico.

O seu portal de referência no Reino Unido

Para lá de qualquer obrigação que temos como qualquer outro jornalista, temos acrescida a responsabilidade de valer a quem não fala inglês e termos que assumir a tradução da imprensa britânica. São muitas as pessoas que estão no Reino Unido há pouco tempo e não sabem ainda como lidar com a legislação britânica e que recorrem aos meios de Língua Portuguesa para colher informação.

A pergunta que fica é quem paga o jornalista que faz este esforço de amar a profissão? É aqui que começa o desespero de quem faz jornalismos comunitário por sentirem que estão a ajudar e não estão a ser ajudados.

Por essa razão, o Palop News e o jornal BN Notícias em Português unem esforços e passam a colaborar mutuamente para melhor servirem a Comunidade para a qual estão vocacionados identificada como os falantes de Português no Reino Unido.

Ao mesmo tempo que se unem para este serviço, unem-se para apelar à comunidade que ajude e contribua para que o jornalismos na nossa Língua não tenha que parar.

Jornal em Português no Reino Unido

Faça o seu donativo se for um leitor. Compre publicidade online se for uma empresa. Ajude a imprensa em Português a ajudar todos. Nós saberemos como ajudar com a informação que a Comunidade mais precisa.”

Palop News / Jornal BN Notícias em Português

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *