Blue Sea prestigia gastronomia portuguesa em Londres
Monday, December 10, 2018.

António Pontes é membro da extensa comunidade madeirense em Londres onde vive depois de ter sido migrante em França. Aventureiro dos negócios, desmultiplica a sua actividade por diversos tipos de investimento. Para lá da empresa de dispensáveis que distribui na capital britânica, o empresário assume ainda a gestão de diversas cantinas tendo mesmo explorado negócios de restauração para empresas de dimensão mundial na Holanda.

Aquário de peixe e marisco

Cerca de 10 anos atrás, ainda antes do início das obras, já o então “pub do Pontes” era referência geográfica pela esquina que ocupa. Foram rápidas as obras de adaptação a um restaurante que abriu inicialmente com o nome de Mar Azul. Vários empresários passaram na exploração do espaço até que finalmente o empresário decide manter o mesmo nome mas agora escrito em inglês.

“Fazia falta haver um restaurante português com um ambiente diferente dos ambientes habituais na restauração portuguesa existente em Londres” – diz-nos um cliente habitual, também ele proprietário de um restaurante.

Sala

Uma das características únicas do Blue Sea, é o seu grande aquário de onde são retiradas as escolhas dos clientes para serem cozinhados. “Fui lá com os meus sogros e desde esse dia que eles vão lá todos os meses” – diz Bianca Edwards ao Palop News.

A sala é ampla com cerca de uma centena de cadeiras e onde sobra espaço para música ao vivo e pista de dança.

A ementa assenta fundamentalmente no peixe e mariscos embora tenha também uma excelente selecção de carnes, tudo cozinhado segundo a melhor tradição da gastronomia portuguesa e nos sabores mediterrânicos.

Garrafeira

Com uma agenda quase esgotada para a passagem de ano e jantares de natal, o Blue Sea tem vindo paulatinamente a afirmar-se como uma das melhores referências da gastronomia portuguesa na capital britânica num ambiente acima da média.

A lista de vinhos traduz todas as regiões vinícolas de Portugal onde constam algumas das mais conhecidas referências aos solos portugueses.

As reservas de mesa podem ser feitas directamente no website do restaurante e imediatamente confirmadas através de um quadro de pessoal altamente especializado e experiente. O horário corresponde ás horas de refeição excepto ao fim de semana em que o horário é alargado até mais tarde. De Segunda a Sexta-Feira, a abertura é ás 18 horas mas ao Sábado e Domingo, o horário estende-se desde o meio-dia até as 2.30 am sem qualquer dia de descanso semanal.

Uma das principais dificuldades que o empresário tem enfrentado tem sido com o Município que tem projectado para o local um projecto de reconstrução. “Concordamos com as ideias do Lambeth Council e estamos em condições de cumprir todas as exigências por nossa conta e risco. O projecto do Município é interessante e mesmo que seja necessário interromper a nossa actividade em favor de um projecto que modernize o local, consideramos que isso é positivo para nós enquanto empresa e para a comunidade de Língua Portuguesa que beneficiará de um espaço ao nível do que melhor existe em Londres” – diz António Pontes que não abdica do direito de exercer a propriedade do espaço.

Marie Elliot escreve na sua crítica ter tido uma experiência “adorável ao jantar com a família” e promete voltar mesmo que tenha concluído que depois da refeição “não tinha espaço para a sobremesa” e por isso recomenda a opção do “prato de peixe para dois”.

Pela sala do Blue Sea, passaram já a maioria dos ranchos folclóricos portugueses existentes em Londres e os festejos dos dias tradicionais festejados igualmente em Portugal bem como figuras conhecidas como Eusébio, os cantores Toy, Quim Barreiros ou Tony Carreira, o empresário português Belmiro de Azevedo (Sonae)  e vários nomes da cultura dos diversos países de Língua Portuguesa espalhados por três continentes.

Decoração para eventos

O espaço, a decoração e o aquário são objecto da maioria dos comentários que gabam o excepcional bom gosto da sala. Falando da comida, podemos ver a crítica deixada pela Norte Americana Ellen Ashman que refere ter visitado o Blue Sea no seu “primeiro dia em Londres depois de ter passado por França. Esta foi a melhor refeição de toda a viagem e todos os elementos foram perfeitos” – refere para adiantar que “O peixe estava fresco e bem preparado. Eu gostaria de poder voltar em breve” – finaliza.

124 Clapham Road
SW9 0LA Londres – Tel: 020 3242 0044

PN/PUB

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *