António “Fumeiro” Lopes
Monday, December 10, 2018.

Radicado em Londres há vários anos, António Lopes, conhecido como Tony, começou por trabalhar num dos mais prestigiados grupos empresariais portugueses na capital britânica. “Participei na abertura de vários estabelecimentos e sinto-me orgulhoso por ter contribuído para o crescimento da empresa mas chegou o dia em que eu mesmo teria que abrir o meu caminho” – diz.

Tudo começou pela abertura do Bar & Co em Camden Town, estabelecimento a que se encontra ainda umbilicalmente ligado. Ainda na mesma zona, participa como empresário na abertura do café restaurante Temptation que viria a abandonar para se deslocar para a parte Sul da cidade conhecida como Little Portugal dada a grande concentração de portugueses no município de Lambeth.

Foi na Wilcox Road, a rua mais portuguesa de Londres que abriu a primeira unidade alojada no logótipo «O Fumeiro». Este estabelecimento de resto, tinha já passado por diversos projectos que tiveram dificuldade em se afirmar. Pela mão de António Lopes, o espaço sofre uma remodelação e para além do serviço de café e restaurante o empresário fez acontecer um espaço de mercearia com um extenso catálogo de produtos portugueses.

Brasa Grill – Londres SW2 1HF

Com a colaboração do pessoal que tem ao serviço da empresa, Tony Lopes desloca-se com frequência a Portugal de onde transporta para Londres diversos tipos de produtos. “No natal temos sempre as hortaliças que trazemos directamente de Portugal” – diz o empresário.

Outra das aventuras conseguidas, é a loja online onde as compras podem ser feitas com entrega ao domicílio.

Em pouco tempo, Tony Lopes faz crescer a ambição e associa-se a outro empresário português e estende a sua actividade mais para Sul com a inauguração da Sabores em Norbury, empreendimento que viria a abandonar sem contudo deixar aquela parte de Londres onde assume o restaurante Cappuccino.

Cappuccino Norbury SW16 4AQ

Pelo caminho, Tony Lopes acabaria por criar mais dois espaço entre os cruzamentos de Brixton e Stretham com a abertura de mais dois espaços no Brasa Grill onde antes existia o restaurante Lisboa Grill.

A fechar o ano de 2018, o empresário assume mais um estabelecimento situado nas imediações de Peckam e Elephant and Castle a que decidiu chamar “Gémeos” numa clara alusão aos filhos gémeos que tem.

Assim, abrigado debaixo do mesmo logótipo, o empresário alberga já seis espaços dispersos um pouco por toda a comunidade a Sul da capital britânica onde para lá da gastronomia portuguesa e das compras de mercearia, a clientela pode ainda desfrutar de espaços de música ao vivo e karaoke.

Mercearia online

E para 2019? – perguntamos. “Vamos ver que oportunidades possam aparecer” – diz o empresário que não se rende a outras possibilidades que possam surgir. “Não é fácil mas tem vindo a ser possível e tudo vai depender do que aconteça. Há sempre espaço para crescer” – finaliza.

PN/PUB

NOTICIAS RELACIONADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *