Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Notícias gerais Notícias gerais Portugal Taste passa por Londres

Portugal Taste passa por Londres

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O Portugal Taste, um projecto interpretado pela AHRESP (Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal), pretende internacionalizar e promover a gastronomia portuguesa no Mundo. Em Londres, para a sua primeira apresentação, foi escolhido o restaurante "Taberna do mercado", estabelecimento que tem a assinatura do chefe Nuno Mendes.
Fonte da AHRESP que se deslocou a Londres, revela que o projecto se encontra na sua primeira fase de implementação. O objectivo, "passa por criar uma rede de restaurantes portugueses pelo Mundo para uniformizar os níveis de qualidade sem que os restaurantes percam a sua autenticidade mas que tenham um selo de garantia que assegure que o público tem nesses espaços a verdadeira experiência da gastronomia portuguesa".
Para já, o projecto está a promover a iniciativa nos mercados de Espanha, França e Reino Unido com intenção de avançar para a Alemanha e para o Brasil.
"Procuramos 75 restaurantes nestes cinco mercados para criarmos uma rede sólida de forma a que quando avançarmos para a segunda fase do projecto, possamos estar «calçados» com estas 75 adesões" - revela a nossa fonte para acrescentar - "Queremos divulgar a gastronomia portuguesa como forma de fazer crescer a economia nacional e o nosso reconhecimento a nível Mundial que juntamente com o turismo, tem guiado as nossas exportações ultimamente e o nosso objectivo, é potenciar Portugal como um destino turístico também através da gastronomia" - refere.
Para lá do mercado da saudade, este projecto da AHRESP pretende também chegar aos mercados locais e por isso, os restaurantes que estão integrados localmente em cada um desses mercados, se torna um alvo para esta estrutura associativa.
Para o Mundo, o Chefe Vitor Sobral é a personalidade referência que a partir de S. Paulo no Brasil, é o porta-voz do projecto enquanto que o restaurante Taberna do Mercado em Londres, provavelmente fará parte da rede quando esta estiver implementada já que se trata de um espaço que cumpre todos os requisitos impostos pela rede. Neste conjunto de regras, é exigido que os alimentos sejam confecionados com produtos portugueses e a ementa tem que ter inspiração portuguesa além do próprio espaço. "Neste momento as regras estão a ser definidas" - revela fonte da AHRESP.
O regulamento da rede que está a ser criado, prevê ainda que haja vários restaurantes de uma mesma cidade e o restaurante de Nuno Mendes, pode vir a ser o primeiro restaurante português de Londres a fazer parte da rede.
Para Nuno Mendes, trata-se de "uma aposta necessária para dar mais visibilidade aos produtos portugueses e á nossa cultura gastronómica. Acho que é uma boa plataforma para mostrar os nossos restaurantes e introduzir os sabores de Portugal" - diz.
O evento que teve a duração de duas horas teve uma forte adesão encontrando-se o espaço praticamente lotado na sua capacidade o que demonstra o interesse desta iniciativa.
Para Nuno Mendes, esta é também "uma oportunidade de trazer mais pessoas e em conjunto darmos mais visibilidade aos nossos sabores" - refere. Para o empresário que gere uma cozinha de assinatura, a responsabilidade passa por "sermos um restaurante português em Londres e apoiamos este trabalho da AHRESP que está a ser fantástico" - finaliza.
A iniciativa, partiu de duas luso-descendentes em França e o primeiro evento foi em Paris. Londres, foi o segundo apontamento.
No site da AHRESP, onde se destaca a oportunidade de os turistas que visitam Portugal possam encontrar a mesma gastronomia quando regressam aos seus países de origem. "Se Portugal está na moda como destino turístico, porque não aproveitar esse boom e dar maior visibilidade para quem está a ter no exterior como uma oportunidade para promover e internacionalizar os produtos portugueses?" - pode ler-se.
Em conclusão, os restaurantes portugueses espalhados pelo Mundo, serão os interpretes de uma nova forma de promover Portugal. " "Queremos criar 15 restaurantes em cada um dos mercados espanhol, francês, inglês, alemão e brasileiro, num total de 75, até Maio de 2018", adianta Teresa Vivas Agrego, da AHRESP. 

PN
Data: 18 Novembro 2017
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery