Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Entrevistas Sonho maior. A face da moeda.

Sonho maior. A face da moeda.

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
"Amigo" é a palavra escolhida para definir o projeto de Isaac Bígio em Londres.
É Peruano, consta ser professor universitário e move-se nos corredores das embaixadas como nos corredores do poder local de Londres.
A sua relação próxima a Richard Barnes, número 2 da London City Hall a sua persistência nos eventos, deram a Isaac Bígio um património só comparável à sua base de dados digital.
A sua bebida preferida, é o Pisco, nome de um deputado português eleito pela imigração e de um licor da terra Natal de Bígio.
Controverso, tem tido a temosia de defender o seu projeto até aos limites do concebível. A génese, é uma comunidade que em Londres não precisa de tradutor para comunicar. "Los falantes de português e español no necessitam de «translator» para que se entiendam" - diz Isaac Bígio num "portuñol" misturado.
Professor de Ciências Políticas e Económicas, insiste que existe uma comunidade capaz de influenciar as questões políticas em Londres. "Esta cidade celebra a herança do Mês Negro, porque razão não pode celebrar a nossa herança linguística?" - pergunta Bígio.
Na comunidade portuguesa, corre a contra-razão de que Bígio está a falar em nome dos portugueses sem que para isso tenha sido mandatado. "Falo da Comunidade de Língua Portuguesa e temos no movimento muitos cidadãos brasileiros, africanos e mesmo portugueses" - rebate.
Em Londres, quem conhece os estabelecimentos de Língua Portuguesa ou Espanhola, sabe que existem nos quadros de pessoal das empresas um espaço particularmente "simpático" entre os dois Idiomas que são quase a mesma Língua.
"Voy a conseguir porque quando tiengo algo em mi cabeza, lo consigo" - afirma no seu discurso visionário.
Isaac Bígio, apela ao que se passa nos Estados Unidos em que a Herança Linguística é celebrada ao longo de um mês e que "o mesmo pode e deve acontecer em Londres". No cerne das razões, apela também a um imenso conjunto de detalhes que espelham na história, a presença dos idiomas de Português e Espanhol na própria história da capital inglesa.
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery