Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Entrevistas Sonho maior. A face da moeda.

Sonho maior. A face da moeda.

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
"Amigo" é a palavra escolhida para definir o projeto de Isaac Bígio em Londres.
É Peruano, consta ser professor universitário e move-se nos corredores das embaixadas como nos corredores do poder local de Londres.
A sua relação próxima a Richard Barnes, número 2 da London City Hall a sua persistência nos eventos, deram a Isaac Bígio um património só comparável à sua base de dados digital.
A sua bebida preferida, é o Pisco, nome de um deputado português eleito pela imigração e de um licor da terra Natal de Bígio.
Controverso, tem tido a temosia de defender o seu projeto até aos limites do concebível. A génese, é uma comunidade que em Londres não precisa de tradutor para comunicar. "Los falantes de português e español no necessitam de «translator» para que se entiendam" - diz Isaac Bígio num "portuñol" misturado.
Professor de Ciências Políticas e Económicas, insiste que existe uma comunidade capaz de influenciar as questões políticas em Londres. "Esta cidade celebra a herança do Mês Negro, porque razão não pode celebrar a nossa herança linguística?" - pergunta Bígio.
Na comunidade portuguesa, corre a contra-razão de que Bígio está a falar em nome dos portugueses sem que para isso tenha sido mandatado. "Falo da Comunidade de Língua Portuguesa e temos no movimento muitos cidadãos brasileiros, africanos e mesmo portugueses" - rebate.
Em Londres, quem conhece os estabelecimentos de Língua Portuguesa ou Espanhola, sabe que existem nos quadros de pessoal das empresas um espaço particularmente "simpático" entre os dois Idiomas que são quase a mesma Língua.
"Voy a conseguir porque quando tiengo algo em mi cabeza, lo consigo" - afirma no seu discurso visionário.
Isaac Bígio, apela ao que se passa nos Estados Unidos em que a Herança Linguística é celebrada ao longo de um mês e que "o mesmo pode e deve acontecer em Londres". No cerne das razões, apela também a um imenso conjunto de detalhes que espelham na história, a presença dos idiomas de Português e Espanhol na própria história da capital inglesa.
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária

Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery