Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Cultura Livros Retratos portugueses na "A terra da Rainha"

Retratos portugueses na "A terra da Rainha"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Os professores e as razões pelas quais muitos deles imigram, marcam o início de um livro que descreve um roteiro pelos portugueses imigrados no Reino Unido.
Isabel Mateus, rasga neste trabalho um conjunto de histórias que os portugueses em Inglaterra bem conhecem e bem esquecem quase sempre, quando se trata de descobrir razões que fazem desta comunidade uma das maiores, em diversos pontos do Reino Unido com especial incidência nas "fatias" de Londres.
Na investigação que desenvolve, a autora levanta questões nem sempre fáceis de responder. O espírito que a comunidade interpreta no Reino Unido, nem sempre coincide com as fontes que a escritora Isabel Mateus destapa neste trabalho que é um registo histórico para a memória futura dos portugueses em terras  de S. Majestade.
A escritora, revela o movimento associativo sem no entanto esquadrinhar o contexto geral aquietando-se no que de mais significativo acontece.
Neste livro, o trabalho estabelece comparações entre as vagas de imigração ao longo de décadas desde os anos 60 do Século passado, até à atualidade em que remessas de imigrantes vazam de Portugal rumo a destinos de aventura.
Desvenda a existência da Missão Católica Portuguesa, a associação de estudantes e investigadores Parsuk e parte de Londres até Thetford onde a comunidade portuguesa espalha um "malhão" nem sempre fácil de entender.
No rumo das letras, a autora entrevista portugueses e põe a nú o que de melhor e pior conseguiu registar. A biblioteca do Portuguese Community Centre em Kensington no Sul de Londres, ou o 10º aniversário da luso-canadiana Adiaspora.com, cruzam as páginas a uma velocidade de contos que os portugueses no Reino Unido deveriam conhecer mas que práticamente lhe são estranhos. Daí, a importância deste livro que conta verdades sobre todos nós.
À escrita, não escapam os imigrantes que recolhem ao Reino Unido com a razão única dos "beneffits" (e os ingleses que só têm essa razão) inspirado num sistema de Segurança Social que foi o orgulho dos ingleses mas que deixou já de acontecer, pelo menos da forma como se tornou famoso.
Num imenso universo de factos, a autora acha-se no registo de histórias de quem, no Reino Unido a falar português, procura à volta de si mesmo um registo que é de todos nós. Até educar um filho é diferente quando não se domina a Língua.
A Terra da Rainha, seguramente um documento que faz sair da sombra eventos como o Dia de Portugal e que marca o registo de saudade que todos os portugueses têm do "seu" Portugal, nos símbolos dos paladares e das cores da natureza ou na cor do Sol.
A decorar esta investigação, a autora alaga a leitura em pedaços de poesia traduzidos ao longo do livro em diversas páginas para onde se apelam as mesmas razões com distintas sensibilidades e formas de ler e sentir.
À venda na Amazon.
Foto: Autora assina o livro no Dia de Portugal no stand do Palop News
www.isabelmateus.com

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery