Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Cultura Destaques Mês Amigo deu tiro de partida em Londres

Mês Amigo deu tiro de partida em Londres

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O Amigo Month é um período de 5 semanas para comemorar os 5 milhões de falantes de espanhol e português no Reino Unido, que os britânicos chamam carinhosamente de "amigos". Durante esses 35 dias, cerca de 35 países de língua oficial ou maioria ibérica têm um feriado ou data nacional para comemorar.
Começa no 250º dia do ano, que é 7 de setembro (feriado nacional no Brasil e Moçambique, onde residem mais de 90% dos 260 milhões de falantes de português) e dura até o 285º dia do ano, que é 12 Outubro (o dia internacional dos 600 milhões de falantes de espanhol, as Américas e os povos ameríndios).
Na noite da véspera do Mês Amigo recorda-se o ex-exilado sul-americano em Londres, Simon Bolívar, que naquela data de 6 de setembro de 1815 publicou em território britânico sua famosa Carta da Jamaica, onde ele faz um balanço de sua ação libertadora e expõe como planeja emancipar os espanhóis americanos. Pouco depois ele seria o arquiteto da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Bolívia e a maioria da Guiana.
Também é lembrado que, de 6 a 8 de setembro de 1522, 495 anos atrás, a primeira circunnavegação ao planeta foi concluída, iniciada pelo português Fernão Magalhães e completada pelo basco espanhol Sebastián Elcano. O mundo foi unificado pela primeira vez em espanhol e português, que foram os dois primeiros idiomas globais e são os únicos dois na história universal que têm mais falantes nativos em raças mestiças em continentes diferentes dessas línguas.
Nossa comunidade pode apreciar poder falar ou compreender a língua nativa principal no hemisfério ocidental (espanhol), no hemisfério sul (português) e no hemisfério norte (inglês). Nós somos uma peça chave para o futuro pós-Brexit.

AGENDA
Setembro
7
O Brasil celebra sua independência alcançada em 1822 e Moçambique em 1974 quando Portugal reconheceu sua independência. Estas são as duas repúblicas de língua portuguesa com a maior população.
A América Latina comemora o 40º aniversário do tratado Carter-Torrijos que acaba por devolver o maior canal inter-oceânico do mundo ao Panamá.
No ano passado, Londres entregou à Rio a tocha dos Jogos Olímpicos.

8
Dia de Andorra, o único principado e também país independente do discurso catalão que é membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações.
Dia das Astúrias e Extremadura, duas das 19 comunidades autónomas da Espanha. No mês amigo também são celebrados os dias das duas comunidades que mais falam língua catalã.
Dia de fundação de Maracaibo (Venezuela) e Zacatecas (México).
Em 1565, o primeiro assentamento europeu e cristão no que é agora os Estados Unidos é fundado na Flórida. Neste, a língua oficial foi a língua espanhola e nos lembra os hispânicos com esse poder, sendo que hoje eles afastam os 60 milhões e os Estados Unidos da nação com maior número de hispano-falantes depois do México.
Dia Internacional da Alfabetização

9
Dia mundial da arepa, o pão de milho do norte andino.

10
Em 1798 Belice alcançou a independência da Espanha.
Em 1974, Portugal reconhece a primeira independência de uma colônia depois da do Brasil, que foi a Guiné-Bissau a que depois se uniu a de Cabo Verde.
Dia de Gibraltar, território autónomo britânico reivindicado pela Espanha, que é a única dependência britânica onde a maioria de seus habitantes fala espanhol e também é o distrito que votou em favor da UE no referendo.

11
Dia da Catalunha. Em 1774, Barcelona foi derrotada militarmente e sua autonomia foi cancelada. Hoje, há entre 10 e 12 milhões de falantes do grupo de línguas catalãs, que junto com Quechua, no terceiro Ibero-Americano, depois do espanhol e do português.
Dia dos professores na Argentina.
No Chile, recorda-se que em 1541 os Mapuches levaram a capital recém-fundada de Santiago do Chile, expulsando os conquistadores e que em 1973 ocorreu o golpe de Pinochet, que levou ao exílio de vários dos maiores gerentes de organizações latino-americanas no Reino Unido .
Forte terremoto destruiu as cidades da Guatemala em 1541 e Santiago do Chile em 1552.
Em 1776, em Espanha, o imperador Carlos III aceita o direito dos índios americanos de serem funcionários públicos ou sacerdotes.
Em 1823, Hipólito Da Costa (nascido no atual Uruguai em 1774) morreu na Inglaterra, que foi o fundador do primeiro jornal brasileiro e também foi o primeiro cônsul (embaixador) do Brasil no Reino Unido.
Em 1974, foi fundada a Frente para a Libertação de Timor Leste, o único país de língua ibérica na Australásia, que ganharia sua independência um ano depois.


12
Em 1821, José de Antepara morreu no Equador. Ele fundou o primeiro jornal hispano-americano em Londres. Isso foi chamado de "o colombiano", porque originalmente essa palavra designou toda a hispanoamérica do oeste dos atuais EUA para a Patagônia. Antepara caiu em defesa de Guayaquil nativo, que era o primeiro território do atual Equador e do antigo vice-reinado do Peru em declarar sua independência, junto com as tropas grancolombianas. Ele deixou uma viúva e filho do México. Ele e Da Costa, que morreram quase na mesma data, são um símbolo do primeiro jornalismo americano pró-independência tanto em espanhol como em português, bem como o fato de a capital britânica ser o ponto de encontro de vários libertadores como Simón Bolívar, José de San Martín, Francisco de Miranda, Juan Pablo Viscardo e Guzmán, Branco Branco, Andrés Bello e outros.
Em 1847 é a batalha de Chapultepec, onde os EUA sofrem muitas vítimas tentando capturar a capital do México. Lembramos que a metade norte do que hoje é a nação hispânica mais populosa foi anexada aos EUA e que os Estados da Califórnia, do Novo México, do Arizona, Nevada, Texas, Flórida, Utah e Colorado foram fundados pelos hispânicos e que até hoje Existe uma grande população hispânica.
Em 1924, Amílcar Cabral nasceu. Ele era o pai da independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

13
Em 1500, Portugal torna-se o primeiro poder atlântico a chegar na Índia, onde acompanhou a expedição de Alvarez Cabral, que veio de "descobrir" o Brasil.
Em 1505, Portugal começa a construção do seu primeiro forte na Índia. Os Lusos foram os primeiros europeus a fazer sua língua a lingua franca do Oceano Índico, bem como chegar ao Sudeste Asiático e ao Japão. Antes que os iberos superassem os maias, astecas ou inca, o primeiro reino nativo que conquistaram foi Ceylan / Sri Lanka, onde os portugueses permaneceriam por um século e meio. Portugal ficaria em partes da Índia, Timor e China por 500 anos. Os Lusos foram os primeiros colonos da República das Maurícias e Rodrigues e Diego Garcia (hoje um território ultramarino britânico). Até hoje, existe uma grande influência portuguesa nas penínsulas árabe, indiana e malaias da Ásia. A cidade autónoma Luso-Macau de Macau na China é uma das mais ricas do mundo.
Em 1907, o exército de ocupação dos EUA matou o general Macario Sakay e Leon, que liderou a República das Filipinas. Recordamos que as Filipinas, Marianas, Carolinas, Guam e outras ilhas do Pacífico foram integradas por mais de 3 séculos ao mundo hispânico através de navios que deixaram a América Latina e estavam sob administração do México. Filipinas é a nação cristã mais populosa da Ásia e sua independência foi travada em língua espanhola, embora hoje essa língua tenha perdido seu status oficial, mas o filipino e outras línguas deste arquipélago continuam a preservar as palavras castelhanas para se referir aos dias da semana, meses e outras questões.
14
Em 1671, o culto do Moreno Christ, um Jesus de pele escura pintado por um escravo angolano em Lima, é o centro da procissão do Senhor dos Milagres que começa durante o Month Friend e que é um dos mais importantes e grandes procissões religiosas do mundo de hoje. No dia nacional do Peru (28 de julho), uma imagem do referido Cristo Moreno foi dada à capelania latino-americana em Londres.
Em 1810, Cochabamba tornou-se a terceira cidade da atual Bolívia a formar a sua junta soberana. Esta é a data de Cochabamba, onde o parlamento sul-americano deve estar localizado.
Em 1813 em Chilpancingo (México) realizou-se o primeiro congresso constituinte que declarou a independência da América hispânica.
 
 
15
Dia em 1821 em que se declarou a independência da América Central. Esta é a única data em que 5 repúblicas comemoram conjuntamente o seu dia nacional: Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala e El Salvador. Estes países, por sua vez, têm cores semelhantes em suas bandeiras nacionais.
Esta é a data em que o US Hispanic Heritage Month começa e anuncia a proclamação presidencial para os 60 milhões de hispânicos dessa nação. As escolas, bibliotecas, municípios e o congresso celebram as contribuições dos latinos.

16
Em 1810, na noite que vai de 15 e 16 de setembro, dá o grito da independência do México.
Na Colômbia é o dia do Amor e da Amizade.
Dia Mundial da Proteção da Camada de Ozônio

17
Dia Nacional dos Heróis de Angola. Isso ocorre porque nessa data de 1922 nasceu o poeta Agostinho Neto, pai de Angola e seu primeiro presidente. Lembramos que dezenas de milhares de voluntários cubanos lutaram para defender Angola contra os regimes racistas da África do Sul e da Rodésia, ajudando a desmantelar o segregacionismo no cone da África do Sul. Este é o momento em que mais tropas de uma nação latino-americana lutaram noutro continente, mesmo acima das duas guerras mundiais.

18
Dia da Independência do Chile. Naquele dia de 1810, o primeiro encontro soberano desse país do sul se encontrou.
No ano 53, Trajano nasceu na atual Andaluzia. Ele e seu sucessor Adriano, que também nasceu na mesma região da atual Espanha, foram os primeiros imperadores romanos não italianos e que reconstruiu Londres depois que foi destruída por Boudica. Uma estátua de Trajano fica ao pé dos restos da parede romana ao lado da Torre de Londres. Estes dois Caesares Hispânicos e a Legião Hispânica co-forjaram Londinium, a atual capital britânica, a partir do zero.
Em 1921, o Marrocos hispânico declarou sua independência como a República do Rift.

19
A independência de Saint Kittis e Nevis foi alcançada em 1983. Atualmente, existem cerca de 20 estados ou dependências independentes no Caribe anglo-falante que, ao mesmo tempo, se tornou parte dos hispânicos.
Dia da mulher de São Tomé e Príncipe, duas ilhas através das quais muitos escravos africanos passaram para as Américas.

21
Em 1327, a morte de Henrique II, o primeiro rei inglês de uma rainha hispânica, Leonor de Castela, cujo monumento (Charing Cross) foi durante séculos o centro do sistema rodoviário britânico e um símbolo que no coração britânico era hispânico.
Dia da Independência de Belize, o único país hispânico e maia que tem Elizabeth II como rainha e chefe de estado.
Equinócio comemorado por muitas culturas ameríndias. Nas pirâmides mesoamericanas há uma sombra especial na forma de uma serpente tradicionalmente venerada.
Dia da primavera na maior parte da América do Sul e do Hemisfério Sul.
Dia Mundial da Paz e início da Semana da Paz no Reino Unido.
Dia Mundial do Turismo.
Rosh Ha Shana - Ano Novo judaico e ladino. Recordamos que, no Reino Unido, a primeira comunidade significativa que falava espanhol ou português em suas casas eram os sefarditas expulsos da Iberia pela Inquisição e que, durante alguns dois séculos, o espanhol e o português eram a língua da maior minoria não-cristã do Reino Unido. A partir desta comunidade surgiram várias figuras importantes, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Disraeli, o fundador do atual partido conservador no poder.
24
Dia de Nossa Senhora de Mercedes na República Dominicana.
Em 1810, Santa Cruz, a cidade mais populosa da Bolívia, tornou-se a quarta cidade boliviana a formar sua junta soberana.
Em 1973, a Guiné-Bissau declarou sua independência. Nos dois anos seguintes, as atuais repúblicas Luso-Fonas de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste seguem o exemplo.
É o dia da República de Trinidad e Tobago, um país que liderou a Venezuela e que era uma dependência espanhola administrada pelo México. Seu carnaval foi o que inspirou Notting Hill.

25
Dia em que a luta pela independência de Moçambique começou em 1964.

 27
Em 1821, a independência mexicana foi selada.
Dia Mundial do Turismo

29
Em 1932, a batalha de Boquerón ocorre entre o Paraguai e a Bolívia, a última grande guerra que ocorreu entre os países latino-americanos. Oito décadas depois, esta é uma região sem armas nucleares e não foi o cenário de nenhuma guerra mundial.

30 de setembro
Yom Kippur. O dia mais sagrado do judaísmo. Celebramos que a sinagoga de operação contínua mais antiga da Europa é o Mark Bevis espanhol e português, perto da Liverpool Street.
Dia internacional do tradutor.
 
Outubro

1
Dia internacional do café. A América Latina é o maior exportador deste produto popular.
É o início do Mês da História Negra no Reino Unido. Existem cerca de 250 milhões de falantes de portugueses e espanhóis de origem africana. A principal língua materna entre os povos negros e mulatos é o português.
No mês do Canadá, o mês hispânico, cuja data foi movida de fevereiro a outubro com a clara intenção de empalmar com o US Hispanic Month e o Amigo Month of the UK. Estas celebrações comemoram a maior minoria etnolinguística da história humana: os falantes ibéricos dos poderes anglo-falantes do Atlântico.
Dia Internacional da Música.

2
100º aniversário do nascimento de Víctor Paz Estenssoro, que em 1956-58 foi embaixador boliviano em Londres e que foi o único boliviano a ganhar 4 eleições presidenciais.
4
Dia de paz em Moçambique e terceiro feriado nacional que ocorre nesta república durante o Amigo do mês.

5
Em 1143, a independência de Portugal foi reconhecida e, em 1910, Portugal tornou-se a única república ibérica (Espanha é uma monarquia, Andorra um principado e Gibraltar uma dependência da coroa britânica). Os 250.000 portugueses são a maior comunidade ibero-americana do Reino Unido e graças á seu compatriota Catherine de Braganza, o chá e os garfos tornaram-se populares no Reino Unido.
Dia Mundial do Habitat.
Dia Mundial dos Professores.

8
Em 1879, a última grande batalha naval ocorreu na última guerra entre os três países andinos do sul (Chile, Bolívia e Peru). Por mais de 13 décadas, a paz foi mantida entre essas nações irmãs.
Em 1895, nasceu Juan Domingo Perón, o presidente argentino mais influente do século XX.

9
Em 1820, Guayaquil proclama sua independência e é o dia da cidade mais povoada do Equador.
Dia da Comunidade Autónoma de Valência.
Em 1907, Leopold Sedar Senghor nasceu. Em 6 de setembro, ele se tornou o primeiro presidente do Senegal, um país africano inicialmente colonizado pelos portugueses, que levou milhões de escravos para as Américas, observador da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e cujo embaixador esteve na cerimonia de apresentação do mês, amigo. Em 1444, os portugueses começaram a colonização de Gorea, que seria o maior centro de tráfico de escravos para o Novo Mundo. Esta ilha é hoje um monumento da UNESCO e um símbolo de como o império português repovoou o Brasil e as Américas com escravos cujos descendentes agora excedem 200 milhões de pessoas.
50 anos da morte na Bolívia do guerrilheiro cubano/argentino Ernesto Ché Guevara.
Dia Mundial do correio.

10
Dia da Independência de Cuba.
 
12 de outubro
O dia mais importante da história universal. Naquele encontro de 1492, Colombo chega às Bahamas. Isto é celebrado em várias partes do mundo como o dia das Américas, Hispanos ou Hispanidade, Resistência Indígena, Espanha, Raça, Diversidade Cultural, descolonização, independência da Guiné Equatorial e de unidade nacional no Sara Ocidental.
É o dia das crianças e da nossa senhora do apareceu no Brasil. No maior país latino do mundo, o amável mês começa e termina em um dia nacional e também começa quando o Brasil declara sua independência em 7 de setembro de 1822 e quando no dia 12 de outubro desse mesmo ano o príncipe Pedro de Bragança nos campos de Santana se proclama o primeiro imperador do Brasil.
Em 1825 Uruguai evitou ser anexado ao império brasileiro.
Em 1968, a Guiné Equatorial tornou-se a única república africana de língua espanhola oficial.

Assim que terminar o mês há duas datas imediatas que são importantes para se lembrar:

13
Em 1162 surgiu Eleonor da Inglaterra, que em breve seria a rainha Consorte de Castela.
 
14
Em 1882, George de Valero nasceu em Nova York, filho de um cubano-espanhol, que mais tarde se tornaria famoso como Eamon De Valera, o fundador da atual República da Irlanda e a pessoa que governou uma democracia multipartidária no mundo.
PN
10 Setembro 2017

Apoio: JOI87 (Reparações electrónicas)
Saiba mais aqui.

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery