Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte

Ansiedade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A ansiedade é um estado físico que deriva da emoção do medo. Sempre que temos medo geramos e sentimos os sintomas da ansiedade, sendo que a sua intensidade varia de acordo com o grau que temos de medo.
Sentimos medo quando prevemos sentir dor ou desconforto numa experiencia que pensamos realizar. Essa avaliação e feita através de uma analise das experiencias que vivemos no passado.
A ansiedade pode ser considerada como um fenómeno que nos beneficia ou prejudica dependendo das circunstâncias ou intensidade. A ansiedade pode estimular um indivíduo a entrar em acção, tomar uma decisão ou afastar-se de algo e proteger-se. A ansiedade é um processo físico que nos mantém alerta no corpo e cria agilidade de raciocínio para, perante o medo, encontrar uma solução. No entanto em excesso a ansiedade provoca exactamente o contrário, limita, impede reacções e por vezes pode mesmo paralisar.
 Por exemplo uma criança vítima de agressões na escola, pode desenvolver em adulto fobia social, a sua ansiedade limita todas as suas interacções sociais, não só as negativas como também as positivas. Têm dificuldade em estabelecer e manter amizades e relacionamentos íntimos que são fontes de amor necessárias. Crianças com pais ou professores muito exigentes podem desenvolver em adultos estados de ansiedade generalizados, com medo de falhar, sempre hipervigilantes ao próprio erro, perfeccionistas, sentindo que nunca fazem o suficiente ou são suficientemente bons, por vezes com dificuldade em relaxar ou dormir.
A pessoa pode também sentir-se ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, ou pode ter ansiedade as vezes mas tão intensamente que a paralisa. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável, que para evita-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como por exemplo deixar de usar o elevador. A ansiedade pode gerar  outros sintomas como fobias, ataques de pânico, insónias ou desvios do comportamento alimentar. Quanto a intensidade dos sintomas afecta a qualidade de vida da pessoa, esta poderá recorrer a ajuda e tratamento.
Algumas opções para o tratamento da perturbação da ansiedade:
a) Medicamentos – recomenda-se uma visita ao seu medico/psiquiatra, que poderá prescrever medicamentação de acordo com os sintomas da pessoa  
b) Psicoterapia/ acompanhamento com psicólogo ou psicoterapeuta sem medicamentos
c) Combinação dos dois (psicoterapia com medicamentos)
Para o tratamento da ansiedade quando há uma causa, um evento ou eventos quer na infância ou na vida adulta que estão associados à origem dos sintomas, quando estes são explorados em psicoterapia normalmente a ansiedade e sintomas associados diminuem.
Caso durante o tratamento os sintomas persistam então a origem da ansiedade pode estar associada a vidas passadas. A terapia a vidas passadas também pode ser utilizada quando a ansiedade ou fobias aparecem de repente sem origem aparente como por exemplo sempre andou de avião ou de elevador sem medo e de repente deixa de o conseguir fazer.
Caso a pessoa decida procurar ajuda profissional ou terapia, termino com alguns pontos que devera ter em consideração na escolha de um psicólogo, psicoterapeuta, coach:

1. Sugiro que pergunte a alguém conhecido se teve uma boa experiencia em terapia e se lhe recomenda alguém;  

2. É muito importante sentir-se confortável, seguro e ter empatia com a pessoa com quem vai trabalhar. Se por algum motivo não se sentir confortável com o psicólogo procure outro. É importante que para o tratamento que consiga ser honesto e partilhar a sua história. Dê-se permissão para escolher um profissional de saúde da mesma forma que procuraria por exemplo um advogado ou contabilista;

3. Quando procurar um psicólogo ou psicoterapeuta averigúe as acreditações da pessoa que vai trabalhar consigo. Que tipo de formação tem.

4. Se quer procurar especificamente um terapeuta de vidas passadas: pode ir ao website da Associação Europeia de terapeutas de vidas passadas EARTh- www.earth-association.org  que tem uma lista de terapeutas acreditados para a Europa; pode ir também ao site www.deepmemoryprocess.com que lhe dará terapeutas em todo o mundo.

Crónica por: Marta M Pires
Psicóloga Clínica
 

Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery