Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Comunidade Moçambique
Moçambique

Moçambique festejou 40 anos no Reino Unido

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Comunidade Moçambicana radicada no Reino Unido assinalou o 40º aniversário da independência através de manifestações culturais a envolver diversos artistas e manifestações.
O ponto certo para o Palop News, foi a entrevista que aqui reproduzimos com Carlos Santos, Embaixador de Moçambique para o Reino Unido que afirma ser este, um dia de grande festa.
- Como está Moçambique? - Começamos por perguntar.
- Como uma pessoa adulta. Com 40 anos é já um uma Nação madura e o balanço destes 40 anos é positivo.
Crescemos como um Estado, como Nação, e continuamos a criar aquilo que é a unidade nacional que na prática, é a unidade entre todos os moçambicanos procurando e encontrando soluções através do diálogo, mesmo quando em alguns momentos tivemos a violência armada depois da independência. No entanto, o diálogo sempre prevaleceu e foi isso que
 

Moçambique/40 anos: Retrato da imprensa moçambicana no momento da independência

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A República de Moçambique nasceu numa noite chuvosa, perante 70 mil pessoas, muitas lágrimas e a promessa do fim da exploração do Homem e também do início da primazia do partido sobre o Governo.
“Moçambique independente”, escreve em manchete o jornal Notícias, ainda hoje o maior diário moçambicano, de 25 de junho de 1975, reproduzindo uma imagem do primeiro Presidente da República, Samora Machel, lendo a proclamação de independência.
Em quase todas as páginas do jornal, pode ler-se “o país inteiro gritou liberdade”, uma parangona reforçada por uma nota de redação, descrevendo “palmas gritos, abraços, buzinas soando estridentemente, lágrimas em muitos milhões de olhos, dizem, ou melhor, poderão dar ideia do
 

Mulheres moçambicanas "rasgam" Londres

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Evelize Ferreira da Silva, vice presidente da AMARU (Associação das Mulheres Moçambicanas no Reino Unido), era o rosto sorridente a servir de espelho à África Austral em Londres.
A festejar o Dia da Mulher Moçambicana (7 de Abril) em Londres, compareceram as mulheres, os homens, as crianças e em suma, a família para uma mostra gastronómica de fazer crescer água na boca.
35 anos depois da independência, é também a emancipação da mulher que moçambique festeja e que
 



Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery