Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Comunidade Cabo Verde Cabo Verde em Londres

Cabo Verde em Londres

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Emanuel Duarte, o diplomata nomeado por Cabo Verde para efectuar o recenseamento dos cabo-verdianos a residir no Reino Unido aceitou o convite para falar ao PaLOP News sobre o trabalho que tem estado a desenvolver.
Depois de ter passado pelos Estados Unidos da América em missão profissional, está em Londres desde Junho de 2010. Emanuel Duarte procura cidadãos de Cabo Verde "que tenham capacidade eleitoral" para abrir a oportunidade a que estes possam participar na vida cívica do país Natal.
Até ao momento conseguiu "o recenseamento de cerca de uma centena de pessoas e foi este o universo que participou ao votar nas eleições legislativas em 6 de fevereiro ultimo".
"Preparamos-nos para um novo ciclo para as eleições presidenciais em Agosto próximo. Estimamos que vivam no Reino Unido cerca de 4 a 5 mil cabo-verdianos e procuramos identificar, recensear e organizar esta comunidade" refere o diplomata ao PaLOP News.
A sensibilidade de Emanuel Duarte é intensa até porque foi em Londres que efectuou os seus estudos e é aqui que acabou por abrir o escritório de representação de Cabo Verde ainda que com uma missão específica. "Estamos confiantes de que vamos conseguir recensear um maior numero de compatriotas" - revela.
"Temos uma comunidade em crescimento no Reino Unido, fruto do facto de sermos um país de diáspora e de haver muitos cabo-verdianos a deixar Portugal rumo a melhores condições de vida no Reino Unido. De resto, temos uma comunidade antiga havendo mesmo elementos que são já de terceira e quarta geração".
Emanuel Duarte refere a dispersão dos cabo-verdianos por Manchester, Birmingham, Liverpool e Londres sendo nesta ultima cidade onde se regista o maior crescimento e onde se encontra talvez a maior comunidade.
"Assiste-se á vinda de quadros formados para o Reino Unido que servem de promoção do país em Inglaterra. O Governo faz um esforço para recrutar estes quadros ao regresso á Pátria mas reconhece o valor que têm e a mais valia que significam mesmo estando no exterior, fruto da globalização mundial." diz o diplomata para adiantar que "o Reino Unido tornou-se no maior fornecedor de turismo para Cabo Verde e que o país de S. Majestade tem produzido fortes investimentos na área do turismo" naquele país africano.
Com 3 voos charter semanais a partir de Londres, Manchester e Birmingham, torna-se agora mais curta a distância entre Cabo Verde e a diáspora no Reino Unido e os "nossos compatriotas servem de promoção ao turismo em Cabo verde".
Sobre as relações diplomáticas entre Cabo Verde e o Reino Unido, Emanuel Duarte afirma que "já existe um Cônsul Honorário de Cabo Verde em Londres empossado recentemente" mas prevê-se que em breve a frente diplomática possa ser alargada.
"Para já a representação do Reino Unido no exterior também não existe em Cabo Verde estando sediada no Senegal mas fruto do investimento que tem havido em Cabo Verde é de esperar que possa haver a curto/médio prazo uma representação mais formal ao nível do consulado de carreira ou mesmo de embaixada" - afirmou para adiantar que "Já vai sendo tempo de haver maior aproximação entre as duas nações".
Sobre a missão que tem em Londres, o diplomata refere que para o tratamento do recenseamento existe também o tratamento da emissão de documentos nomeadamente o Bilhete de Identidade. Cabo Verde, tem sido um país em forte crescimento que na opinião do nosso entrevistado se deve "á forte aposta na educação que agora começa a apresentar os seus frutos".
O mandato que vai terminar em Outubro deve permitir conheer melhor a comunidade cabo-verdiana no Reino Unido e "habilitar os cabo-verdianos com a nacionalização e a identificação com a Pátria".
Como mensagem, o diplomata refere a todos os compatriotas que possam contactar o escritório em Euston "onde todos serão bem vindos. Iremos dar uma recepção em breve e todos os que nos contatarem serão bem acolhidos".
Os contactos deste novo espaço de Cabo Verde em Londres são 07563896118 ou através do e:mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . O post code é NW1 2EZ.
 

Comentários  

 
-1 #19 Paula 04-05-2015 16:24
boa tarde...tenho meu namorado em cabo verde moro aqui desde 2011 gostaria de saber o que poderei fazer para ele vir para ao pe de mim...Obrigado
Citar
 
 
0 #18 Palop News 07-04-2015 11:19
Citando Millio Gaza:
Eu sou portuguesa moro em Inglaterra desde 2011 sou casada em Portugal desde 2013 com meu marido Jose Carlos Teixeira Moreno e ele e caboverdiano e esta ilegal em portugal vai fazer 12 anos mesmo casados nao conseguimos maneira dele vir nenhum contracto de trabalho em portugal pra ele eu tambem nao consigo de minha parte porke ja nao resido la ha muito tempo e nao consigo responder aos requisitos da sef nos so queriamos saber se e possivel atraves da embaixada de cabo verde talvez um visto nos precisamos algo k lhe legalize nem k seja temporario pra poder fazer lhe a carta de chamada para uk


Por favor contacte a Embaixada de Cabo verde em Portugal ou em Bruxelas. Aqui no jornal não lhe podemos oferecer informação oficial e as embaixadas só dão informação ao próprio. Obrigado.
Citar
 
 
0 #17 Millio Gaza 03-04-2015 21:38
Eu sou portuguesa moro em Inglaterra desde 2011 sou casada em Portugal desde 2013 com meu marido Jose Carlos Teixeira Moreno e ele e caboverdiano e esta ilegal em portugal vai fazer 12 anos mesmo casados nao conseguimos maneira dele vir nenhum contracto de trabalho em portugal pra ele eu tambem nao consigo de minha parte porke ja nao resido la ha muito tempo e nao consigo responder aos requisitos da sef nos so queriamos saber se e possivel atraves da embaixada de cabo verde talvez um visto nos precisamos algo k lhe legalize nem k seja temporario pra poder fazer lhe a carta de chamada para uk
Citar
 
 
0 #16 Cristina Raínho 30-03-2015 19:35
eu estou a procura da minha irma Ilda Maria Évora Rainho, nasceu a 26.12.1963 em cabo verde na ilha do sal. A outra irma chama-se Maria Luisa Évora. Quem conhece e pode ajudar encontrar?

agradeco se tiverem informacoes.
Citar
 
 
0 #15 antonio rosa 18-09-2014 14:24
Estou em londres ha 2 anos entrei no pais sem visa tenho passaporte da embaixada portuguesa caducado a 2 meses nao tenho trabalho como posso legalizar a minha situacao sem sair do pais?
Citar
 
 
0 #14 João Neves 08-05-2014 09:59
João Neves
faialneves@hotm ail.com
Citar
 
 
0 #13 João Neves 08-05-2014 08:51
Olá a todos, sou Caboverdiano estou em Londres há 2 meses e não consigo encontrar trabalho se alguém souber de alguma coisa entre em contacto comigo...abraços pe nha povo.
Citar
 
 
+4 #12 Magda Varela 11-11-2012 22:21
Ola, sou descendente de caboverdianos e estou em Londres há 4 anos. Não tenho qualquer contacto com a cultura caboverdiana aqui em Londres, o que é uma pena.
Gostaria de conhecer gente de Cabo Verde aqui em Londres.
Citar
 
 
+3 #11 oliveira masrtins 22-09-2012 20:31
Boas a todos os palopianos

De Cabo Verde para o mundo, entrem no recortes.cv.

Temos todos os jornais publicados e em circulaçao editados digitalmente no nosso portal.

estamos as vossas ordens.

francisco
Citar
 
 
0 #10 Redação 19-09-2012 08:29
Citando Max:
Hi,
Esta e uma boa iniciativa, as estou fora de cabo verde ha 13 anos e nao conheco nenhum cabo veriano no reino unido

o meu contacto maxinfoplus@goo glemail.com

Deixamos aqui o seu apelo na esperança que possa ser contatada. Obrigado.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

  • São Vicente: Advogado Amadeu Oliveira denuncia “máfia” no sistema judicial e afirma que se entrega à PGR na segunda-feira

    O advogado Amadeu Oliveira denunciou, hoje (19), “máfia instalada no sistema judicial”, acusou juízes do STJ de “introduzir falsidades em processos para pôr inocentes na cadeia e favorecer criminosos” e garantiu que se entrega à Procuradoria-Geral da República na segunda-feira.

    - ACTUALIDADE /
  • MpD em jornadas parlamentares no Sal

    O Grupo Parlamentar do MpD está, a partir de hoje,19, prolongando-se até o dia 21, em Jornadas Parlamentares Descentralizadas no Sal. A iniciativa enquadra-se na preparação do Debate sobre o Estado da Justiça na sessão parlamentar deste mês, que começa a partir da segunda-feira,24.

    - POLÍTICA /
  • São Filipe: Mais um casal de turistas assaltado no centro histórico da cidade

    Está a ser notícia do dia na cidade dos sobrados o caso de um casal de turistas que foi assaltado, na noite de quarta-feira, 18, quando circulava no centro histórico da de São Filipe, ilha do Fogo. O suspeito deste crime - segundo num curto espaço de tempo - é um indivíduo que ainda não foi identificado pelas autoridades policiais.

    - SOCIAL /
  • Cabo Verde e Presidência da Comissão da CEDEAO

    Que critérios deverá o governo utilizar para a escolha do candidato? As regras relativamente a esta questão estão claramente definidas. O protocolo adicional da CEDEAO A/SP.14/02/12 apresenta as modalidades de alocação dos postos de presidente, vice-presidente, e comissários da CEDEAO. O artigo 10º é o único que fala do perfil do presidente e diz, no seu número 1: “O presidente da comissão deverá ser alguém de comprovada competência e integridade e com uma visão global das questões políticas, económicas e de integração regional”. O protocolo adicional não faz referência a qualquer pré-requisito em termos de carreira política, em termos de ocupação de cargos políticos a nenhum nível.

    Por: Victor Nunes

    - OPINIÃO /
  • Artista russo anti-Putin põe fogo ao ‘Banque de France' em Paris

    Piotr Pavlenski obteve asilo político em França devido às suas posições anti-Putin. Esta segunda-feira, incendiou uma sucursal do banco nacional francês e reivindicou-o como um ato político. Primeiro ficou detido na enfermaria psiquiátrica e esta quarta-feira, 18, o tribunal decretou-lhe, e à mulher, a prisão preventiva.

    - INTERNACIONAL /

Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery