Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Comunidade Cabo Verde A emigração de jovens qualificados

A emigração de jovens qualificados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Entre dezembro de 2016 e abril de 2017, a Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) dinamizou um questionário online, dirigido a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro com formação de nível pós-secundário, como o objetivo de estudar a emigração de jovens qualificados no âmbito do programa "Empreender 2020 - O Regresso de uma Geração Preparada".
No conjunto de conclusões recentemente divulgadas por este projeto pioneiro, que operou no seio da diáspora portuguesa, particularmente na Europa, um levantamento de jovens emigrantes detentores de elevadas competências técnicas e educativas, e estudou o potencial de retorno desse capital humano e o seu impacto no desenvolvimento económico do país, destaca-se desde logo o facto estruturante de 62% dos jovens lusos qualificados, com idades compreendidas maioritariamente entre os 30 e 39 anos, continuar a emigrar. 
De acordo com o estudo, que mostra o Reino Unido como um dos grandes destinos da nova emigração portuguesa, embora mais de metade desses jovens qualificados revelarem um perfil de empreendedor ou potencial empreendedor, e inclusivamente 56,4% afirmarem que gostavam de voltar e ser empresários em Portugal, existe um número significativo de jovens emigrantes lusos qualificados (35%) que pondera nunca mais regressar à pátria de origem. 
O mesmo estudo indica ainda as principais motivações do retorno ao território nacional, assim como as de fixação nas novas pátrias de acolhimento. Os que pensam regressar, apontam sobretudo a saudade, e o estar próximo da família e dos amigos como o principal impulso de retorno, os que não pensam regressar, assinalam essencialmente as faltas de oportunidade de carreira, de emprego e os baixos salários na sua área, como a principal razão de optarem por trabalhar no estrangeiro.
Tendo em linha de conta que na última década a emigração lusa atingiu números históricos, contexto que acarretou a saída de milhares de portugueses entre os 20 e os 40 anos do país, este estudo sobre a emigração de jovens qualificados revela a imprescindibilidade da sociedade portuguesa apreender os desafios e oportunidades da emigração enquanto instrumento fulcral do nosso desenvolvimento e futuro coletivo.
Por: Daniel Bastos
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária
  • Rúben Semedo detido por suspeita de agressão e roubo em Espanha

    O Central do Villarreal, Rúben Semedo é acusado de alegadamente atar um homem com uma corda em sua casa e, de seguida, roubar-lhe a chave da habitação, com a ajuda de outros dois indivíduos.

    - DESPORTO /
  • Parlamento: Código das Empresas Comerciais vai sofrer alterações para se adequar às novas realidades do país

    O Código das Empresas Comerciais (CEC) a vigorar há 18 anos no país vai sofrer alterações - AN vai deliberar neste sentido - que visem adequá-lo às novas realidades inerentes à evolução da actividade comercial em Cabo Verde, tendo em perspectiva a sua modernização.

    - POLÍTICA /
  • Carta aberta ao Governo sobre a Electra à deriva

    Nomeou-se um novo Conselho da Administração da Empresa e, a menos de um ano, é retirado o Presidente para ascender a um Ministério, que por sinal titula a Empresa. Agora pergunto: Podemos considerar a Electra uma Empresa à deriva? Isto porque ninguém sabe mais o que se passa na Empresa, se vamos para frente, se estamos parados e que futuro nos espera.

    Por: Efrem Soares (trabalhador da Electra)

    - ESCREVA-NOS /
  • Figuras e lugares de preito: Pico d'Antónia de Santiago

    ....no sobranceiro de solar do mais altino sítio (Pico d'Antónia) enlevo e sobrepujando os reluzentes candelabros de Rui Vaz, o fecundo vale de São Jorge e seu virente alfobre em barda, Covoada dos Teclados, lugares de eleição de um nosso amigo advogado, um outro estroso politólogo, mais um insigne docente. A partir dali, visualizar Santiago em peso, desde a mítica baia do formoso por do sol, dos nossos magnos amigos e vizinhos, Virgílio irrebatível e Cícero moderno, tal que mágico Barbosa de outro tempo. É certo que de fora fica sempre a masmorra de má memória, a extenuosa catacumba dos vários egrégios nacionalistas.

    Por:Domingos L. Miranda Furtado de Barros

    - OPINIÃO /
  • Ministro da Agricultura e Ambiente: Barragem de Canto de Cagarra é um passivo ambiental

    A barragem de Canto de Cagarra, no vale da Garça, em Santo Antão, constitui um “passivo ambiental” devido ao assoreamento da albufeira com o material proveniente dos desmontes feitos durante a construção da estrada Manta Velha/Chã de Igreja.

    - NOS KU NOS /

Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery