Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Comunidade Cabo Verde Carnaval de Cabo Verde: um retrato de folia

Carnaval de Cabo Verde: um retrato de folia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Foi num ambiente de festa, animação e muita folia que a associação cabo-verdiana, Cultura Cabo Verde/Reino Unido festejou o carnaval no dia sete de Fevereiro em Girldleston Centre. A festa começou por volta das 3pm e teve a participação de muitos Cabo-Verdianos e descendentes. De princesas a baianas ou homens aranha, foram muitos os que estavam mascarados, e os que não estavam também. A ideia de Alda Lopes, presidente da associação, era que “todos fossem mascarados e o melhor traje habilitar-se-ia a ganhar prémios”. Mas ganhando prémios ou não “ninguém leva a mal porque, é carnaval” e “o importante é que todos se divertiram”. Perto das 8am realizou-se então o desfile para apurar o vencedor de melhor traje. A vencedora foi uma menina de 2 anos de nome Rosabela, que trazia como traje um vestido de sereia. A festa terminou por volta das 9:30pm e segundo um convidado “serviu para nos fazer lembrar um pouco a tradição do carnaval em Cabo Verde”. 
O carnaval surgiu, pela primeira vez, na Grécia no seculo V a.C. onde os homens festejavam a boa colheita e a fertilidade do solo. Algum tempo depois esta tradição espalhou-se pela Europa medieval. Em seguida chegou a Veneza em Itália e finalmente alastrou-se pelo mundo. Diz-se que foi em Veneza que o carnaval ganhou as características atuais. Nos países cristãos, o carnaval passou a existir em 590 d.C., quando a Igreja Católica oficializou esta tradição. Antes desta data os líderes da igreja condenavam esta prática como sendo “pecaminosa”. No entanto as autoridades eclesiásticas viram-se num túnel sem luz ou se quiserem, num beco sem saída. Isto porque o carnaval enraizou-se de tal maneira que já não havia proibições ou condenações fortes o suficiente para banir esta festa das sociedades aderentes. 
Para não variar nem ser diferente, o carnaval é uma festa popular imperdível em Cabo Verde que conta com a simpatia de todos os habitantes das ilhas e de muitas outras pessoas que por ali passam nesta época. Muitos cabo-verdianos que residem no estrangeiro visitam o país nesta altura do ano com o intuito de reviverem aquele que é um dos maiores espectáculos da cultura do arquipélago. Realizada anualmente, esta festa é um retrato de muita animação, dança, música e diversidade cultural. Ao falar do carnaval de Cabo Verde o destaque vai, principalmente para a ilha de São Vicente. A tradição do carnaval na ilha de São Vicente vem de tempos longínquos. “Embora sem a carga sensual da atualidade, diz-se que a tradição carnavalesca de São Vicente tem as suas origens no século XII, fruto das influências do entrudo português”, isto é, uma espécie de manifestação popular relacionada aos festejos do carnaval que tem como principal característica os foliões ou pessoas da classe social baixa que atiravam farinha e água, umas as outras, pelas ruas da cidade. No entanto, a semelhança de outras tradições, o carnaval foi evoluindo no tempo até a atualidade. Os trajes, o canto, a música e a dança são os elementos fundamentais, assim como os carros alegóricos. São três dias em que todos os participantes, e não só, vivem eufóricos pelo ritmo da festa. 
Pela afluência que tem tido, tanto em Cabo Verde como na diáspora, o carnaval já é considerado como um dos pilares da atração turística em Cabo Verde. A prova disso é que o Ministério de Turismo Investimento e Desenvolvimento Empresarial de Cabo Verde convidou cerca de 26 Jornalistas estrangeiros a fazerem a cobertura do carnaval de Mindelo, São Vicente. Entre eles estavam presentes jornalistas especializados em viagens e turismo, e também personalidades ligadas ao mundo do cinema. Segundo o MTIDE, “o objetivo é promover, internacionalmente, o carnaval do Mindelo como uma vertente turística e cultural do país”. A associação Cultura Cabo Verde/Reino Unido também deu o seu contributo neste sentido, celebrando esta tradição. Segundo publicou no seu sítio online, “o carnaval é uma tradição que tem vindo a fazer parte da cultura Cabo-verdiana desde cedo por isso, não podemos deixa-la morrer”.
PN/Silvina Goncalves
 

Comentários  

 
0 #2 Silvina Goncalves 10-03-2016 21:54
Obgada Mamadu Sila
Citar
 
 
0 #1 Mamadu Sila 08-03-2015 13:26
De facto é verdade carnaval hoje é uma grande atração turística para Cabo Verde, principalmente a de São Vicente.
Otimo trabalho Silvina, estás de parabens.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery