Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Comunidade Brasil Cidadania para brasileiros no Reino Unido

Cidadania para brasileiros no Reino Unido

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Comunidade Brasileira residente no Reino Unido, com especial destaque para Londres, tem agora mais um instrumento de união e desenvolvimento.
Jackson Correa, membro da Comissão de Comunicação do Conselho Participativo de Cidadania, refere que este Conselho é "uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas a favor da comunidade brasileira residente no Reino Unido.  O trabalho realizado é voluntário e é apartidário, onde todos podem ser membros, juntar experiências e direcionar forças para melhorar as condições em vários aspectos da comunidade" - refere em comunicado.
Os trabalhos iniciaram-se "em maio de 2013, no Consulado Geral do Brasil em Londres e a estrutura do Conselho conta com comissões temáticas, institucionais e plenárias" - revela.
As institucionais são responsáveis pelo apoio operacional  como divulgação, organização e servem de suporte também para as temáticas quando solicitado.
As comissões temáticas têm como objetivo a apresentação, estudo e o trabalho de informações da sua área específica. Ou seja, "a comunidade faz o levantamento de algum ponto de carência, analisa e trabalha o assunto nas reuniões, que são abertas ao público, traçando um plano de ação onde será apresentado na reunião geral" - informa.
"A Comissão Plenária é a reunião de todo o conselho e serve para a deliberação das pautas  trabalhadas pelas comissões temáticas".
No arranque dos trabalhos, este Conselho conta já com uma variedade de comissões temáticas. "Existem atualmente  temáticas com assuntos variados: cidadania, direitos humanos, mulher, trabalho, educação, arte e cultura... A qualquer momento o estatuto permite a criação de uma nova comissão temática, apenas é preciso de 3 pessoas, tornando o fluxo de assuntos dinâmico" - afirma a deixar antever uma abertura para a participação de mais brasileiros nesta dinâmica.
"O Conselho Participativo de Cidadania também participa do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) - canal de comunicação institucional entre as comunidades brasileiras no exterior e o Governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Marta Fernandes será a primeira porta-voz do Conselho no CRBE, levando as pautas das comissões temáticas e da comissão plenária" criando assim o vínculo para oficializar o trabalho desenvolvido pela Comunidade Brasileira no Reino Unido.
"O resultado final dessa estrutura é um ambiente democrático, participativo e eficaz onde a comunidade brasileira tem a oportunidade de reivindicar e apresentar propostas. Também, o trabalho feito pela divulgacão, coleta de dados e com a política de inclusão do conselho, está a alcançar  todos os tipos de brasileiros, retratando e entendendo a comunidade de uma maneira jamais vista" finaliza Correa.
PN
 

Comentários  

 
0 #1 cristiane canhado 12-02-2014 12:26
bom dia conheci uma pessoa pela internet ele quer se casa comigo , queria saber alguma informação dele e de como e morar ai ele mora no reino unido chama se Eduardo, queria saber se bom de morar ai tenho dois filhos
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar


Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery